Eleições

Marina venceria Aécio pelo dobro dos votos em 2º turno, aponta Datafolha

Primeira simulação realizada entre a candidata do PSB e o tucano mostra uma vitória de 56% a 28% em um eventual 2º turno

SÃO PAULO – Assim como a pesquisa Ibope divulgada minutos antes, o Datafolha sinalizou uma menor distância entre as candidatas Marina Silva (PSB) e Dilma Rousseff (PT) em um eventual 2º turno. A segunda pesquisa, no entanto, trouxe também uma simulação entre o candidato Aécio Neves (PSDB) e Marina, mostrando uma vitória esmagadora da ex-senadora sobre o tucano.

Segundo a pesquisa, Aécio Neves perderia de Marina Silva de 56% a 28%. Foi a primeira vez que uma pesquisa eleitoral foi realizada sem a presidente Dilma Rousseff.

O Datafolha revelou um empate técnico entre Dilma e Marina no primeiro turno, com 35% e 34% das intenções de voto, respectivamente. No segundo turno, Marina venceria Dilma por 48% a 41%, uma vantagem de 7 pontos percentuais – na pesquisa anterior, a candidata do PSB venceria a petista por 50% a 40%.

No levantamento anterior da pesquisa, as duas candidatas estavam empatadas com 34% das intenções de voto, porém Marina vinha de um crescimento de 13%; nesta pesquisa, Aécio Neves está com 14%. outros candidatos somam 4%, enquanto votos nulos ou brancos são 6%. Os indecisos são 7%.

Entre os nanicos, Pastor Everaldo (PSC), José Maria (PSTU), Eduardo Jorge (PV) e Luciana Genro (PSOL) tiveram 1% dos votos. No total, os candidatos nanicos atingiram 4%. Entre os eleitores que pretendem votar nulo ou em branco o percentual chegou a 6%, ante 7% da pesquisa anterior, enquanto 7% disseram não souber em quem votar. O Datafolha ouviu 10.054 eleitores em 361 municípios entre a última segunda-feira e hoje.