Destaques da semana

Marfrig dispara 16% sem Moy Park, Braskem ‘apaga’ Lava Jato e Estácio cai 10%

Confira abaixo as maiores altas e queda do Ibovespa nesta semana

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O Ibovespa teve sua quarta semana seguida de ganhos, mas praticamente sem sair do lugar. Com apenas dois pregões para encerrar junho, o índice acumula alta em junho de pouco mais que 2%.

Apesar da baixa oscilação do índice, algumas ações do Ibovespa mostraram sobressaltos na semana, como foram os casos da Marfrig (MRFG3), que disparou após a venda da Moy Park, e Braskem (BRKM5), que passado a derrocada na sexta-feira (19) com os desdobrametos da Operação Lava Jato, disparou pelos cinco pregões subsequentes, acumulando na semana ganhos de 10% com o acordo da Chesf “apagando” o temor do mercado. 

Além da venda da Moy Park, impactou positivamente a empresa notícias sobre a liberação da importação de carne bovina pelos Estados Unidos. Na segunda-feira, um dia após a venda da Moy Park, o diretor-presidente da companhia, Martin Secco Arias, disse que os EUA já liberaram uma cota de carne bovina que poderá ser exportada pelo Brasil sem tarifas. “As duas principais questões… já foram confirmadas: habilitação e a cota livre de tarifas”, disse.

Aprenda a investir na bolsa

Do lado negativo, as ações da Estácio (ESTC3) lideraram as perdas do Ibovespa, com queda de 10,18%. Somente nesta sessão as ações caíram 4,8% com notícias sobre o Fies. O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, anunciou em vídeo postado no Facebook nesta manhã que serão oferecidas 61,5 mil novas vagas no Fies no segundo semestre deste ano, que somadas às 252,5 mil dos primeiros seis meses ano ano, totalizam 314 mil vagas – queda de 57,1% na comparação com as 732 mil de 2014. Fora do índice, as ações da Anima caíram 6,9%, enquanto a Ser Educacional (SEER3) recuou 2,9% já que o ministro disse que iria priorizar as regiões Norte e Nordeste no segundo semestre – regiões de grande atuação da Ser.  

A Kroton (KROT3) foi outra que destoou do movimento das demais do setor expostas ao Fies. Sobre a Kroton, notícias sobre a venda da Uniasselvi. Segundo informações da Bloomberg, o grupo Carlyle e a Vinci Partners Investimentos estão em conversas avançadas para, juntas, comprarem a Uniasselvi por R$ 1,1 bilhão. A Cruzeiro do Sul Educacional, que opera universidades no País, também avalia fazer uma oferta pelos ativos, com ajuda do Actis LLP.

Entre as quedas do Ibovespa ainda destaque para as ações da Cemig, que vieram abaixo na quarta-feira com notícia de que o STF (Superior Tribunal Federal) decidiu negar a renovação da concessão da hidrelétrica de Jaguara. Na semana, as ações da elétrica mineira caíram 9,4%. Após o STF, o Credit Suisse indicou recomendação underperform (desempenho abaixo da média do mercado).

Confira as maiores baixas e quedas do Ibovespa na semana:

Maiores altas  Maiores quedas  
EmpresaTickerVariaçãoEmpresaTickerVariação
MarfrigMRFG3+15,94%EstácioESTC3-10,18%
Braskem BRKM5+10,81%CemigCMIG4-9,40%
Banco do BrasilBBAS3+5,97%Eletrobras ONELET3-7,74%
CopelCPLE6+4,57%Eletrobras PNELET6-7,29%
MRV EngenhariaMRVE3+4,30%Usiminas USIM5-6,45%