Marcopolo (POMO4) vê momento favorável para crescimento e maior eficiência; dividendos trimestrais estão no radar

CEO da companhia afirmou estar otimista com crescimento de volumes de produção para o fim deste ano e início de 2024

Felipe Alves

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Sofrendo com os impactos da falta de chassis no mercado, pandemia, variações cambiais e juros, a Marcopolo (POMO4) está confiante de que agora está em um momento mais favorável para recuperação de produção, de eficiência e de ramp-up.

CEO da empresa, André Vidal Armaganijan afirmou nesta quarta-feira (01) em teleconferência que a empresa está otimista com o crescimento de volumes de produção para o fim deste ano e para 2024. Às 13h35, a ação subia 1,72% a R$ 5,33.

“A companhia vem gradualmente consolidando um novo patamar de desempenho, superior aos melhores níveis históricos”, acrescentou José Antonio Valiati, diretor de Relações com Investidores.

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Um dos entraves dos últimos anos, a maior disponibilidade de chassis no mercado voltou praticamente à normalidade, o que permite à empresa maior previsibilidade nas produções.

A Marcopolo (POMO4) registrou aumento de 246,2% (ou 3,46 vezes) no lucro líquido no terceiro trimestre de 2023 em relação a igual período do ano passado, saindo de R$ 46,7 milhões para R$ 161,7 milhões.

Ainda que o melhor mix de vendas esteja retornando ao patamar pré-pandemia, a diretoria reconhece que a composição ideal ainda não foi atingido.

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“Mas estamos na trajetória para buscar isso. Olhando a composição de destinação de vendas, o mix pode melhorar bastante. Exportações, por exemplo, representavam 25% da receita e hoje representam de 10% a 15%”, destacou Armaganijan.

O segmento de urbanos manteve relevância grande em receitas, mas os rodoviários retomaram o protagonismo. “Antes o rodoviário tinha uma maior parcela, vimos esse movimento quase voltando ao normal. Num futuro breve deve voltar a essa distribuição”, afirmou.

Marcopolo: exportações e mercado internacional

O aumento da receita da empresa reflete o incremento de volumes rodoviários do Brasil e do exterior, especialmente com crescimento das vendas dos modelos G8, bem como melhor mix de vendas no Brasil, com exposição a ônibus rodoviários de maior valor agregado.

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A contribuição do câmbio e da queda dos juros no Brasil segue atrativa, na avaliação da Marcopolo. Com isso, a expectativa é de que os volumes exportados aumentem nos próximos trimestres.

O CEO destacou ainda a boa recuperação de volumes exportados no segmento rodoviário, impulsionado pela retomada do turismo regional. No segmento urbano, porém, os volumes seguem com ausência de grandes pacotes.

Grande parte dos resultados das operações internacionais vem de novos produtos, melhor gestão administrativa, repasse de preços devido ao aumento de custos e eficiência operacional. Segundo Armaganijan, a empresa começa a colher frutos desse trabalho.

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“Operacionalmente, esse composto foi a razão do sucesso e pela qual acreditamos que essas operações vão continuar contribuindo para o resultado operacional da Marcopolo”, destacou

Questionada sobre possível expansão no mercado exterior, a diretoria afirmou que o foco agora não é esse, mas sim amadurecer os locais em que a Marcopolo atua.

POMO4: Dividendos trimestrais

A Marcopolo está em processo de homologação do modelo elétrico Attivi em todas as regiões do país, enquanto são criadas as bases para esse mercado no país.

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De acordo com o CEO, São Paulo é a primeira cidade que fala muito dessa inovação, mas há cidades como Curitiba, Porto Alegre e Vitória que já demonstraram forte interesse em renovar a frota e incluir os elétricos neste segmento. “Tem havido um movimento de compra de várias prefeituras do modelo elétrico Attivi”, destacou.

Sobre a política de dividendos, os diretores reafirmaram o compromisso de começar uma distribuição trimestral de proventos. “Isso volta pro nosso pipeline quando falamos de alocação de capital, disse o CEO.

Ao falar sobre os próximos passos da companhia, André Vidal Armaganijan destacou que o foco é modernizar e automatizar os processos das fábricas da empresa.