Manutenção do IPI deve beneficiar Metal Leve, Autometal e Iochpe Maxion

Segundo análise da XP, governo quer ainda continuar impulsionando a recuperação da atividade industrial em 2013

Carolina Gasparini

Publicidade

SÃO PAULO – O Governo deve seguir o pedido do setor privado e prorrogar a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para automóveis e para a linha branca. O anúncio pode ser feito na próxima quinta-feira (20), pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Segundo a equipe de análise da XP Investimentos, a notícia é potencialmente positiva para as empresas de autopeças, em especial para as que produzem partes para veículos leves – Mahle Metal Leve (LEVE3), Autometal (AUTM3) e Iochpe-Maxion (MYPK3). “Um dos maiores pushbacks deste tipo de medida é a falta de incentivo à competitividade que acaba sendo retirada da indústria”, dizem os analistas.

O relatório da corretora ressalta ainda que a preocupação do Governo é não trazer mais um elemento negativo para a inflação em 2013 e continuar dando fôlego para a recuperação da atividade industrial.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os analistas da XP esperavam que o governo ampliasse o período de redução do IPI. “A redução deste tributo barateia o veículo, o que pressiona para baixo a inflação. Ainda, é esperado um maior volume de vendas, o que traz à indústria ganhos em escala e evita demissões em massa”, diz a XP.