Isenção do IPI

Manutenção do IPI deve beneficiar Metal Leve, Autometal e Iochpe Maxion

Segundo análise da XP, governo quer ainda continuar impulsionando a recuperação da atividade industrial em 2013

SÃO PAULO – O Governo deve seguir o pedido do setor privado e prorrogar a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para automóveis e para a linha branca. O anúncio pode ser feito na próxima quinta-feira (20), pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Segundo a equipe de análise da XP Investimentos, a notícia é potencialmente positiva para as empresas de autopeças, em especial para as que produzem partes para veículos leves – Mahle Metal Leve (LEVE3), Autometal (AUTM3) e Iochpe-Maxion (MYPK3). “Um dos maiores pushbacks deste tipo de medida é a falta de incentivo à competitividade que acaba sendo retirada da indústria”, dizem os analistas.

O relatório da corretora ressalta ainda que a preocupação do Governo é não trazer mais um elemento negativo para a inflação em 2013 e continuar dando fôlego para a recuperação da atividade industrial.

Os analistas da XP esperavam que o governo ampliasse o período de redução do IPI. “A redução deste tributo barateia o veículo, o que pressiona para baixo a inflação. Ainda, é esperado um maior volume de vendas, o que traz à indústria ganhos em escala e evita demissões em massa”, diz a XP.