Mais uma dor de cabeça: minoritários da antiga OGX entram com ação contra Eike

Acionistas minoritários da Óleo e Gás Participações entraram na última quinta-feira com uma ação civil pública contra o empresário Eike Batista

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Esta semana, que não foi nada fácil para o empresário Eike Batista em meio a multas milionárias e entrevista em que assumiu que errou, encerra-se com mais uma dor de cabeça para o ex-bilionário.

Acionistas minoritários da Óleo e Gás Participações [OGXP3(OGPar, a antiga OGX) entraram na última quinta-feira com uma ação civil pública contra o empresário Eike Batista.

A ação protocolada pela Associação dos Investidores Minoritários da Óleo e Gás Participações tem mais de 800 páginas e pede ressarcimento contra o empresário, alegando que o ex-bilionário divulgou propositalmente informações falsas e exageradas sobre a capacidade dos campos de petróleo da OGX, ‘ludibriando a boa-fé de investidores minoritários e de fundos de pensão’. 

Continua depois da publicidade

Os acionistas também argumentam que, por sua conduta imprópria, está sendo processado por crimes de manipulação de mercado e insider trading. Eles também pedem pagamento de indenização dos prejuízos patrimoniais e ressarcimento por danos morais. 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.