Publicidade
SÃO PAULO – As companhias estrangeiras que reportaram seus resultados trimestrais até agora dão sinais de que o mercado está pessimista em excesso quanto ao impacto da crise financeira no cenário corporativo. Isso porque, segundo pesquisa da Thomson Reuters, mais de metade delas trouxe números acima da expectativa.
Das 91 empresas listadas no S&P 500 que já divulgaram seus resultados, cerca de 52% superaram as estimativas, enquanto 9% vieram em linha com o esperado. Por outro lado, aproximadamente 40% dos resultados decepcionaram o mercado, vindo abaixo das expectativas.
Mais números abaixo do esperado
Apesar disso, a quantidade de companhias reportando números abaixo do esperado cresceu em comparação com o mesmo período de 2007, sendo que o setor financeiro lidera as surpresas tanto positivas quanto negativas em termos relativos (porcentagem). Se a base de comparação for vista por termos absolutos (variação em dólares), o setor de tecnologia lidera, segundo pesquisa.
O setor financeiro está presente nas cinco piores surpresas, encabeçado pelo Citigroup em perdas absolutas. Entre os destaques positivos, a Apple lidera.