Publicidade
SÃO PAULO – As vendas de imóveis usados na cidade de São Paulo cresceram 30,9% em junho e, segundo o Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo), os motivos para isso podem ser a confiança do consumidor, a recuperação da economia e também o movimento de queda nas taxas de juros.
“Mais confiante, sentindo-se mais seguro no emprego, com crédito mais acessível e mais barato para outras despesas, o paulistano pode sentir-se mais confiante para empenhar suas economias e reservas na compra da casa própria”, afirmou o presidente do Creci-SP, José Augusto Viana Neto.
De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (5), foram vendidos 256 casas e apartamentos em junho na capital paulista, por 446 imobiliárias pesquisadas.
Crédito bancário
Conforme apontou o Creci-SP, a taxa média de juros cobrada pelos bancos nas operações com pessoas físicas caiu de 47,3% ao ano em maio para 45,6% ao ano em junho, o menor valor desde dezembro de 2007.
Para Viana, a chave da estabilidade do mercado de usados está na “perenidade de um fluxo regular de crédito imobiliário com juros menores e na facilitação da contratação dos empréstimos, o que ainda não temos”.
Ele acredita que ainda não é seguro prever que o desempenho de junho possa indicar a chegada de um novo período de “vagas gordas”.