Maioria das franquias sobrevive aos primeiros cinco anos

Apenas 4% das franquias fecha as portas antes de cinco anos; entre empresas individuais este percentual é de 71%

Equipe InfoMoney

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SÃO PAULO – Estudo recente da HM Consultoria constatou que a taxa de mortalidade entre as empresas brasileiras é muito maior quando você abre o negócio por conta própria, do que quando opta por abrir uma franquia. Para quem está pensando em abrir um negócio próprio e não sabe ao certo se deve seguir sozinho, ou optar pela abertura de uma franquia de um negócio já existente, a constatação certamente ajuda na tomada de decisão.

Risco é menor nas franquias

Enquanto a taxa de mortalidade das micro e pequenas empresas no Brasil é de 71% no quinto ano. Isso quer dizer que em cinco anos, 71% das empresas que foram abertas encerraram suas atividades. Esse alto índice deve-se, sobretudo, à falta de um plano estratégico do empreendedor e sua respectiva orientação, o que dificilmente ocorre na franquia já que é possível contar com a assistência do franqueador.

Em contrapartida, de acordo com estudo da HM Consultoria, apenas 4% das franquias entram com pedido de falência depois de cinco anos. Isso se deve a própria política adotada pelas franqueadoras, que utilizam critérios rigorosos na seleção dos franqueados, e oferecem todo o tipo de assistência, como por exemplo, treinamento e know-how.

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Além disso, o novo empresário conta com a vantagem de comercializar uma mercadoria que já tem uma marca consolidada, sem a necessidade de investir muito capital com estratégias de marketing para posicionamento do produto no mercado, por exemplo. Como na maioria das vezes as pessoas usam o dinheiro acumulado em uma vida inteira para abrir seu próprio negócio, é preciso cuidado na hora de investir, e a maioria das pessoas prefere o suporte que o sistema de franquia oferece.

Empresário deve efetuar análise cuidadosa

Para os interessados em abrir uma franquia, a ABF aconselha definir primeiramente qual tipo de negócio será aberto. Características como gosto pelo segmento de negócio e conhecimento devem ser levados em conta. Feito isso, verifique se o valor pedido pelo franqueador está dentro do cobrado pelos demais franqueadores.

Observe se é possível arcar com esse tipo de investimento. Visite outras franquias, planeje e veja se a nova loja enfrentará concorrentes muito fortes. Por último, não se esqueça que como qualquer investimento é preciso algum tempo para que dê retorno, portanto você precisa estar bem estruturado para ser bem sucedido. Este é, na verdade o maior problema enfrentado pelos novos empresários que, animados com a possibilidade de abrir seu negócio deixam de estudar com cuidado a rentabilidade do negócio, acabando por não ter dinheiro suficiente para garantir a sua continuidade enquanto ele ainda não for rentável.

Como nas franquias, você conta com a assessoria da empresa franqueadora, os riscos da empreitada são menores. De forma que não é de se surpreender que a maioria dos novos empresários opte pela abertura de uma franquia. De acordo com os dados da Associação Brasileira de Franquias (ABF), o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de maiores empreendedores de franquia, atrás somente dos EUA e do Japão, que ocupam, respectivamente, primeiro e segundo lugar. Existem aproximadamente 600 empresas franqueadoras, com 53 mil pontos de venda em diversos segmentos.