Maioria das bolsas européias opera em alta; Paris cai influenciada por tecnologia

Conteúdo do Portal InfoMoney – Editoria Mercados

Por  Equipe InfoMoney

A maioria das bolsas européias opera em alta nessa sexta-feira, impulsionadas pelas ações das empresas da “velha economia”, com destaque para as altas das bolsas de Londres e Frankfurt, e principalmente da Bolsa de Istambul, que está subindo 3,24% em função da aprovação do empréstimo de emergência totalizando US$ 7,5 bilhões, para ajudar a Turquia superar a crise financeira. Já a Bolsa de Paris recuava em função do fraco desempenho dos papéis de tecnologia.

A Bolsa de Londres operava em alta às 10h05, com o índice FTSE-100 ganhando 0,10%. A varejista Dixons (+7,2%), as empresa de mídia WPP (+4,1%) e Granada Media (+3,5%), e a seguradora Allied Zurich (+2,8%) figuravam entre as maiores elevações dentro do índice. O banco HSBC (+2,5%) também subia consideravelmente, enquanto os principais destaques negativos do pregão ficavam com a British American Tobacco (-2,8%) e a British Telecom (-1,5%).

Já em Paris, o índice CAC 40 apresentava queda de 0,98%. As principais quedas do índice ficavam com a consultora tecnológica CAP Gemini (-4,7%), a fabricante de semicondutores STMicroelectronics (-4,6%), a empresa de mídia Canal + (-4,4%) e a France Telecom (-2,1%); destacavam-se ainda as ações da fabricante de equipamentos de telecomunicações Alcatel (-1,8%). Já a holding Bouygues (+2,6%) e a empresa de mídia TF1 (+1,5%) apresentavam as principais altas do dia.

Em Frankfurt, o índice DAX 30 operava em alta de 0,12%. A companhia aérea Lufthansa (+2,7%), a companhia de saúde Fresen Medical Care (+2,4%), o Deutsche Bank (+1,8%) e a empresa química Henkel (+1,6%) apresentavam os melhores desempenhos do índice. Já as empresas de tecnologia Infineon Technology (-6,2%) e SAP (-4,9%) eram os destaques de queda do dia.

Compartilhe