Maioria das bolsas européias fecha em alta, influenciadas pelos setores de telecomunicações e tecnologia

Conteúdo do Portal InfoMoney – Editoria Mercados

Por  Equipe InfoMoney

A maioria das bolsas européias fechou em alta nesta sexta-feira, com os setores de telecomunicações e tecnologia registrando ganhos consideráveis, impulsionados pelo bom desempenho das bolsas norte-americanas, principalmente da bolsa eletrônica Nasdaq, que subia até o momento mais de 4,0%. Já a Bolsa de Paris foi o principal destaque negativo do mercado europeu, encerrando suas negociações em queda em função dos papéis das empresa tradicionais do país.

Em Londres, o índice FTSE-100 apresentou elevação de 0,91%. As maiores altas do índice ficaram por conta da fabricante de cabos de fibra ótica Bookham Technology (+14,4%), da administradora de fundos Amvescap (+10,4%) e das companhias de telecomunicações Colt Telecom (+9,3%) e British Telecom (+5,6%). As ações da empresa de tecnologia ARM Holdings (+5,8%) e da companhia do setor de energia BG Group (+4,7), também apresentaram bons desempenhos, enquanto os destaques de queda do pregão ficaram com os papéis da rede de restaurantes e bares Granada Compass (-6,2%) e da farmacêutica Glaxo Wellcome (-2,5%).

O índice CAC 40 da Bolsa de Paris, que operou em alta em praticamente todo o dia, no final do pregão virou, fechando em queda de 0,76%. As principais baixas ficaram com a companhia Sodexho Alliance (-3,8%), a empresa de mídia TF1 (-2,6%), a Danone (-2,5%) e a varejista Carrefour (-2,4%). Outras empresas que apresentaram perdas significativas foram a petrolífera Total Fina Elf e a farmacêutica Aventis, ambas recuando 2,3%. Já os papéis da montadora Renault (+4,7%) e da holding Bouygues (+4,1%), registraram as maiores altas do dia.

A bolsa de Frankfurt apresentava alta de 1,62% às 15h00 (horário de Brasília). Os principais desempenhos do pregão eram apresentados pela empresa química Degussa-Huels, pela farmacêutica Schering (+6,4%) e pela fabricante de componentes eletrônicos Epcos (+6,0%). As companhias de tecnologia SAP (+5,5%), Infineon Technology (+3,2%) e Siemens (+2,0%) também subiam significativamente, enquanto as principais perdas do dia ficavam com as ações do conglomerado E.ON (-2,8%) e da varejista Karstadt Quelle (-2,7%).

A Bolsa de Istambul voltou a apresentar bom desempenho, fechando em alta de 4,65%, após a forte queda de mais de 9,0% registrada no pregão de ontem em função da realização de lucros dos investidores.











































Outros Mercados: Madri IBEX 35 +0,38 %
Amsterdã AMS Exchange +0,14 %
Zurique Swiss Market -0,25 %
Lisboa BVL 30 +0,07 %
Moscou Moscow Times +4,37 %
Bruxelas BEL 20 +0,20 %
Milão MIB 30 +0,38 %
Estocolmo Stockholm General +1,55 %
Compartilhe