Maioria das bolsas asiáticas fecha em alta, Tóquio encerra suas negociações em queda

Conteúdo do Portal InfoMoney – Editoria Mercados

Por  Equipe InfoMoney

A maioria das bolsas asiáticas fechou em alta nesta segunda-feira, com destaque para as bolsas da Coréia do Sul e da Cingapura. Hong Kong encerrou suas negociações praticamente estável e Tóquio registrou queda influenciada pelo fraco desempenho da bolsa eletrônica norte-americana Nasdaq, que recuou 1,12% no pregão de ontem.

O índice Nikkei da Bolsa de Tóquio fechou em queda de 1,74%, após ter apresentado alta por três pregões consecutivos, influenciado pelos papéis dos setores de tecnologia, telecomunicações e automobilístico. O fraco desempenho da Nasdaq e a divulgação de indicadores que confirmam a desaceleração da economia norte-americana afetaram diretamente o mercado japonês. Os destaques negativos ficaram com as ações das montadoras Honda (-3,5%), Mazda (-2,8%) e Toyota (-2,5%), além das companhias de telecomunicações NTT (-3,2%) e NTT DoCoMo (-1,4%). Outras baixas significativas foram registradas pelas fabricantes de equipamentos eletrônicos Canon (-3,2%), Hitachi (-1,2%) e Sony (-1,0%).

Em Hong Kong, o índice Hang Seng apresentou leve elevação de 0,10%, encerrando suas negociações praticamente estável. As principais altas do pregão foram apresentadas pela holding Swire Pacific (+6,0%), pela fabricante chinesa de computadores Legend Holdings (+3,5%), pelo banco HSBC (+2,4%) e pelas companhias imobiliárias Cheung Kong (+2,3%) e Amoy Properties (+1,4%). Por outro lado, os destaques negativos ficaram com as ações da empresa de internet e telecomunicações Pacific Century Cyberworks (-3,7%), da companhia aérea Cathay Pacific(-2,9%) e das empresas de telefonia móvel China Mobile (-1,5%) e China Unicom (-1,2%).

Já na Bolsa da Coréia do Sul, o índice Kospi fechou em forte alta de 3,04%, influenciado pelos papéis da TBK Electronics (+10,4%), da metalúrgica Pohng Iron & Steel (+8,9%) e das companhias de telecomunicações Korea Telecom (+4,4%) e SK Telecom (+3,5%).




































Outros mercados: Austrália All Ordinaries +0,70 %
Cingapura Straits Times +1,17 %
Filipinas PSE Composite -0,04 %
Indonésia Jakarta Composite +0,36 %
Malásia KLSE Composite +0,79 %
Tailândia SET não operou
Taiwan Taiwan Weighted +0,49 %

Compartilhe