Maior anunciante do mundo vê ineficácia no alcance do Facebook

Procter & Gamble muda de estratégia e reduz anúncios direcionados na rede social

Paula Zogbi

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SÃO PAULO – A Procter & Gamble acaba de concluir que os anúncios direcionados a grupos específicos no Facebook têm eficácia ilimitada. De acordo com o Wall Street Journal, a empresa, que é a que mais gasta com publicidade mundialmente, seguirá o caminho oposto ao que a rede social vem construindo com afinco nos últimos anos.

Em entrevista ao site norte-americano, o diretor de marketing da companhia disse que o afunilamento do público, algo que o Facebook consegue através de análise de dados pessoais de seus usuários, foi “longe demais” para a marca. “Agora estamos perguntando: Qual a melhor maneira de ter o maior alcance, mas também a precisão correta?”

Isso não significa, porém, que a fabricante das fraldas Pampers deixará de vez de anunciar na maior rede social do mundo. Segundo o diretor, o investimento em Facebook Ads não será cortado e mesmo as postagens direcionadas serão usadas normalmente “quando fizer sentido”. Outros sites, menores, serão quem verá a cifra em publicidade da P&G .

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De qualquer forma, esse alerta sobre os pontos negativos do direcionamento da propaganda pode abrir os olhos de outros anunciantes sobre um modelo de negócios que é uma das prioridades do Facebook atualmente. Com 1,7 bilhão de usuários mensais ativos, a rede de Zuckerberg vende o afunilamento como um de seus maiores diferenciais em termos publicitários.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney