Maduro quer usar criptomoeda para combater inflação de 1.000.000% na Venezuela

Segundo Maduro, a medida busca "facilitar as transações financeiras" e "proteger" a moeda local

Rodrigo Tolotti

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela (Reprodução)

Publicidade

SÃO PAULO – O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou na última quarta-feira (27) um novo “programa de recuperação econômica”, mudando a moeda em circulação no país e vinculando a nova divisa à criptomoeda estatal Petro. O plano visa combater a hiperinflação que está acabando com o país, que segundo o FMI (Fundo Monetário Internacional) deve chegar a 1.000.000% este ano.

Maduro decidiu criar o bolivar soberano, que irá substituir a atual moeda do país, o bolivar, cortando cinco zeros do valor atual da divisa. Além disso, em pronunciamento, o presidente disse que este novo meio de pagamento da Venezuela estará “ancorado” à criptomoeda estatal Petro, lançada em fevereiro e com lastro no petróleo.

Segundo ele, a nova moeda entra em circulação em 20 de agosto. A expectativa era de que o bolivar soberano iria cortar quatro zeros da atual moeda, mas o presidente decidiu mudar isso na última hora. Maduro disse que este programa irá mudar as finanças do país de “forma radical”.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo Maduro, a medida busca “facilitar as transações financeiras” e “proteger” a moeda local. “Cinco zeros a menos, para que tenhamos um novo sistema financeiro e monetário de estabilidade”, afirmou em pronunciamento.

O presidente venezuelano justifica a atual crise e a hiperinflação no país a uma suposta “guerra” contra a moeda local, que inclui a retirada de cédulas da Venezuela para outros países, como a Colômbia.

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.