Publicidade
Durante sua visita de Estado à França, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta sexta-feira (6) da abertura da exposição “Nosso Barco Tambor Terra”, do artista Ernesto Neto, no Palais de Tokyo, em Paris.
Acompanhado do presidente francês Emmanuel Macron e da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, Lula reforçou o simbolismo da retomada do protagonismo cultural e diplomático brasileiro na Europa.

Lula recebe título de honoris causa no último dia de agenda em Paris
Ele e a primeira-dama Rosângela da SIlva, a Janja, foram recebidos por alunos, professores, autoridades e um coral de estudantes e funcionários da Universidade de Paris 8

Lula: Brasil deve crescer acima da média global e superar projeções de “pessimistas”
Falando durante cerimônia, em Paris, Lula ainda afirmou que o crescimento brasileiro neste ano vai superar as projeções de “pessimistas”
Sem paletó e descalço, Lula interagiu com a performance artística, deitando no chão ao lado dos acrobatas. O gesto foi registrado por fotógrafos internacionais.
Continua depois da publicidade
A mostra faz parte da programação oficial do Ano do Brasil na França 2025, que celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países.
A temporada cultural foi lançada como um marco na agenda bilateral e prevê uma primeira fase com eventos brasileiros na França, entre abril e setembro, seguida por uma etapa francesa no Brasil, de agosto a dezembro.
Viagem de Estado
Lula desembarcou em Paris na quarta-feira (4), acompanhado de uma comitiva que inclui os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima). A viagem marca um dos pontos altos da agenda internacional do governo em 2025, com foco em temas como transição energética, meio ambiente e aproximação com o eixo europeu.
Além de Paris, Lula visitará as cidades de Toulon, Nice e Lyon. A visita termina na próxima segunda-feira (9).