Lula anuncia presidentes da Petrobras, do BB e da Caixa nesta sexta; Prates deve ser confirmado na Petrobras

BB e Caixa serão comandados por mulheres; confirmação do anúncio foi feita pelo futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad

Equipe InfoMoney

Lula e Fernando Haddad visitam a Unicamp, em Campinas, e conversam com estudantes (Foto: Ricardo Stuckert)

Publicidade

O presidente eleito e diplomado, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciará nesta sexta-feira (30) os presidentes da Petrobras (PETR3;PETR4), do Banco do Brasil (BBAS3) e da Caixa, confirmou na noite de quinta-feira (29) o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT).

Haddad disse que o anúncio seria pela manhã — o que ainda não ocorreu. Ele preferiu não adiantar os nomes, ao ser questionado por jornalistas na saída do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde a equipe de transição do futuro governo está trabalhando.

O presidente da Petrobras deverá ser o senador Jean Paul Prates (PT-RN), segundo a agência de notícias Reuters e o jornal O Estado de S. Paulo.

Continua depois da publicidade

O nome do senador chegou a ser divulgado na semana passada por Deyvid Bacelar, integrante do governo de transição e coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP).

Com mais de 25 anos de atuação no setor energético, Prates tem defendido que a Petrobras eleve seus investimentos em energias renováveis — em linha com o movimento de outras petroleiras globais — e também na área de refino — em busca de segurança energética.

O senador também tem questionado a atual política de preços da Petrobras, que desde o governo Michel Temer (MDB) acompanha as cotações do petróleo no mercado internacional e do dólar.

Continua depois da publicidade

Banco do Brasil e Caixa

O presidente eleito e diplomado afirmou na quinta que o BB e a Caixa serão comandados por mulheres. Será a primeira vez em 214 anos da história do Banco do Brasil em que isso acontecerá.

Novos nomes começam a circular nos bastidores para o cargo. Uma das mais recentes cotadas é Tarciana Medeiros, hoje gerente-executiva na área de clientes e soluções para pessoas físicas, segundo o Broadcast.

O nome de Tarciana Medeiros, que está no BB desde 2000, junta-se ao de executivas como Ângela Assis, que atualmente comanda a Brasilprev; e Ana Cristina de Vasconcelos, da BB Previdência.

Continua depois da publicidade

Deverá haver um período de transição entre o atual presidente do banco, Fausto Ribeiro, e a futura gestão.

Isso porque, após a indicação, o nome da futura presidente do BB terá de passar por instâncias internas de governança, para ver se cumpre os requisitos da Lei das Estatais e das regras do próprio banco — um processo que pode levar alguns dias.

Para a Caixa, são aventados nomes como os da vice-presidente de governo, Tatiana Thomé, e da representante dos empregados no Conselho de Administração do banco, Rita Serrano.

Continua depois da publicidade

(Com Reuters e Agência Estado)