Lula anuncia presidentes da Petrobras, do BB e da Caixa nesta sexta; Prates deve ser confirmado na Petrobras

BB e Caixa serão comandados por mulheres; confirmação do anúncio foi feita pelo futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad

Equipe InfoMoney

Lula e Fernando Haddad visitam a Unicamp, em Campinas, e conversam com estudantes (Foto: Ricardo Stuckert)

Publicidade

O presidente eleito e diplomado, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciará nesta sexta-feira (30) os presidentes da Petrobras (PETR3;PETR4), do Banco do Brasil (BBAS3) e da Caixa, confirmou na noite de quinta-feira (29) o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT).

Haddad disse que o anúncio seria pela manhã — o que ainda não ocorreu. Ele preferiu não adiantar os nomes, ao ser questionado por jornalistas na saída do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde a equipe de transição do futuro governo está trabalhando.

O presidente da Petrobras deverá ser o senador Jean Paul Prates (PT-RN), segundo a agência de notícias Reuters e o jornal O Estado de S. Paulo.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O nome do senador chegou a ser divulgado na semana passada por Deyvid Bacelar, integrante do governo de transição e coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP).

Com mais de 25 anos de atuação no setor energético, Prates tem defendido que a Petrobras eleve seus investimentos em energias renováveis — em linha com o movimento de outras petroleiras globais — e também na área de refino — em busca de segurança energética.

O senador também tem questionado a atual política de preços da Petrobras, que desde o governo Michel Temer (MDB) acompanha as cotações do petróleo no mercado internacional e do dólar.

Continua depois da publicidade

Banco do Brasil e Caixa

O presidente eleito e diplomado afirmou na quinta que o BB e a Caixa serão comandados por mulheres. Será a primeira vez em 214 anos da história do Banco do Brasil em que isso acontecerá.

Novos nomes começam a circular nos bastidores para o cargo. Uma das mais recentes cotadas é Tarciana Medeiros, hoje gerente-executiva na área de clientes e soluções para pessoas físicas, segundo o Broadcast.

O nome de Tarciana Medeiros, que está no BB desde 2000, junta-se ao de executivas como Ângela Assis, que atualmente comanda a Brasilprev; e Ana Cristina de Vasconcelos, da BB Previdência.

Continua depois da publicidade

Deverá haver um período de transição entre o atual presidente do banco, Fausto Ribeiro, e a futura gestão.

Isso porque, após a indicação, o nome da futura presidente do BB terá de passar por instâncias internas de governança, para ver se cumpre os requisitos da Lei das Estatais e das regras do próprio banco — um processo que pode levar alguns dias.

Para a Caixa, são aventados nomes como os da vice-presidente de governo, Tatiana Thomé, e da representante dos empregados no Conselho de Administração do banco, Rita Serrano.

Publicidade

(Com Reuters e Agência Estado)