Publicidade
SÃO PAULO – A GAP – operadora das marcas Old Navy e Banana Republic – revelou nesta quinta-feira (20), nos EUA, seus resultados referentes ao segundo trimestre de 2009. No período, a varejista somou US$ 228 milhões de lucro líquido, o que representa ganho de US$ 0,33 por ação. Em igual trimestre de 2008, a companhia havia registrado lucro de US$ 229 milhões (US$ 0,32 por ação).
O resultado ficou ligeiramente acima das expectativas dos analistas, que previam ganhos de US$ 0,32 por cada ativo da companhia. O lucro do trimestre também surpreendeu positivamente a própria varejista, que esperava algo entre US$ 0,30 e US$ 0,32 por ação. Já a receita não apresentou número tão positivo, encerrando o segundo quarto com queda de 7,3%, para US$ 3,25 bilhões.
“Nosso foco é encontrar o balanço certo entre manter nossa disciplina de custos e fazer investimentos apropriados para resgatar nossa participação de mercado”, declarou o CEO (Chief Executive Officer) da companhia, Glenn Murphy.
Análise de Ações com Warren Buffett
Despesas e lojas
O lucro maior que o esperado pode ser explicado pelo corte de US$ 52 milhões em despesas operacionais efetuado pela varejista durante o segundo trimestre para amenizar os efeitos negativos da crise financeira. A companhia reduziu seus estoques em 14% no período e planeja reduzir ainda mais ao longo do terceiro quarto.
Quanto às lojas, a GAP tinha 3.145 unidades espalhadas pelo globo até o início de agosto. Até o final deste ano, a companhia pretende abrir outras 50 lojas e fechar 100.
Ações
Após ter encerrado o pregão regular da bolsa de Nova York com alta de 1,29% e cotados a US$ 18,85 cada, os papéis da GAP repercutem os resultados e sofrem queda de aproximadamente 1% no after hours, sendo negociados a US$ 18,65.