Londres é exceção em dia de queda na Europa

Recuperação das ações dos bancos britânicos conseguiu sustentar a alta do FTSE 100, que fechou com valorização de 0,54% em dia de queda generalizada

Publicidade

SÃO PAULO – Os principais índices acionários europeus fecharam em queda nesta sexta-feira, quando o mercado enfrentou grande volatilidade com o vencimento de opções e futuros no continente. No entanto, a bolsa de Londres registrou alta de 0,54% refletindo a recuperação das ações de bancos, que sofreram fortes quedas nas últimas semanas diante do rebaixamento dos papéis da Abbey National.

Destaque para as ações de empresas que possuem investimentos no Brasil. O rebaixamento de perspectiva do rating brasileiro feito pelas agências de classificação de risco Moody’s e Fitch acabou trazendo pessimismo aos investidores europeus. Com isso, os papéis dos bancos BSCH (-2,91%) e BBVA (-2,81%), da operadora de telefonia Telefónica (-2,14%) e da varejista Carrefour (-3,38%) lideraram perdas.

Montadoras caem com anúncio da Volskswagen

A Volkswagen, a maior montadora da Europa, advertiu hoje que poderá não manter as unidades de vendas na marca dos cinco milhões de veículos, alcançadas no ano passado. Apesar disso, a empresa afirmou que manteria sua previsão de lucros. Logo após, o diretor da italiana Fiat, Paolo Fresco comentou que o desempenho da empresa pode ficar abaixo do esperado. As alemãs VW e DaimlerChrysler caíram 3,5% e 1,9% respectivamente, enquanto a italiana Fiat perdeu 5,5%.

Bancos seguem tendências contrárias

Depois da forte queda nos últimos pregões, as ações dos bancos britânicos se recuperaram fechando o pregão em alta. O fraco desempenho dos últimos pregões pode ser atribuído não só com a deterioração das perspectivas de retomada do crescimento econômico, como também com o rebaixamento das perspectivas para a Abbey National (2,51%). Destaque para a alta das ações dos bancos britânicos HSBC Holdings (+1%), Lloyds TSB (+2,88%) e Royal Bank of Scotland (+3,02%).

Já o resto dos bancos não seguiu uma tendência definida, como as ações dos alemães Deutsche Bank (+0,72%) e HypovereinsBank (+0,63%), o holandês ABN AMRO Holdings (-2,89%) e o francês BNP Paribas (-1,77%).

Continua depois da publicidade


FTSE contraria tendência de queda

O índice FTSE 100 da bolsa de Londres apresentou alta de 0,54% e atingiu 4.605 pontos, acumulando no ano forte baixa de 11,73%. Por outro lado, CAC 40 da bolsa de Paris encerrou em baixa de 0,85%, atingindo 3.800 pontos chegando a uma valorização 17,84% no ano. A Bolsa de Frankfurt, que ainda opera, apresenta baixa de 0,84% e atinge 4.210 pontos.



%Var Dia Pontos %Var 30D %Var Ano
FTSE 100 +0,54 4.605 -10,61 -11,73
DAX 30 -0,84 4.210 -14,42 -18,41
CAC 40 -0,85 3.800 -12,18 -17,84