Lojas Marisa (AMAR3) reverte prejuízo e apresenta lucro de R$ 44 milhões no terceiro trimestre

Resultado, porém, foi impulsionado por efeito não recorrente, relativo a imposto de renda e contribuição social

Fernando Lopes

(Shutterstock)

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A Lojas Marisa (AMAR3) divulgou seu balanço do terceiro trimestre de 2021 com lucro líquido de R$ 44,379 milhões, revertendo prejuízo de R$ 124,4 milhões reportado no mesmo período de 2020.

A companhia destaca que registrou R$ 90,1 milhões de reversão de parte do IR e CSLL – tributação sobre a parcela SELIC – originalmente incidente sobre o crédito de PIS/COFINS de R$ 820 milhões registrados em dezembro de 2018. Excluindo-se tal crédito, o prejuízo líquido teria sido negativo em R$ 45,7 milhões, mas ainda assim uma evolução com relação ao mesmo período de 2020.

O Ebitda também reverteu para o positivo: R$ 72 milhões no 3TRI21, contra um negativo de R$ 28,3 milhões do 3TRI20. O Ebitda ajustado terminou positivo em R$ 73 milhões, contra o negativo de R$ 24,7 milhões aferido um ano atrás.

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A receita líquida cresceu 21,4% no período, ante o 3TRI20, para R$ 655,876 milhões.

Plataforma digital da Marisa é destaque

Um dos destaques do trimestre foi a performance do Mbank, plataforma digital de produtos e serviços financeiros da companhia, cujo lançamento oficial se deu em setembro. A participação dos cartões nas vendas chegou a 40,3%, crescimento de 5 pontos percentuais na comparação com o 3TRI20.

No varejo, o SSS (Same Stores Sales) teve uma redução de 7,3%. As lojas físicas apresentaram uma performance que a empresa considera “particularmente negativa”, de redução de 13%. As lojas de rua tiveram elevada perda de fluxo, tanto ainda pelas medidas de restrição de circulação de pessoas, por conta da Covid-19, quanto pelo cenário macroeconômico em que o público-alvo da empresa se encontra.

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Por outro lado, o digital vem apresentando crescimento, chegando a 12,5% das vendas totais no 3TRI21. Foram 11 milhões de downloads do aplicativo da Marisa entre julho e setembro. O varejo responde por R$ 530,1 milhões da receita líquida da Marisa.

“Apesar dos desafios, mantivemos ao longo do ano nosso compromisso com a agenda de ações de desenvolvimento da companhia, tanto na frente de operações de loja quanto na transformação digital”, explicou Marcelo Pimentel, diretor-presidente da companhia.

“Ao longo do 4TRI21 e 2022, a administração continuará concentrando esforços na implementação das iniciativas de turnaround da operação, buscando uma contínua recuperação de resultados, focada em ganhar cada vez mais relevância no universo feminino”, concluiu.