Lojas Americanas e B2W anunciam união das operações e criam a americanas s.a.

Após aprovação em assembleias, empresas pretendem concluir etapa de integração dentro de 40 dias

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Após pouco mais de dois meses desde o anúncio da intenção, a Lojas Americanas (LAME4) e a B2W (BTOW3) confirmaram nesta quarta-feira (28) a união de suas operações, que irá gerar a empresa americanas s.a. (escrita com letra minúscula).

Em comunicado ao mercado, as empresas informaram que a proposta será avaliada e votada em Assembleias Gerais da ambas as empresas no dia 10 de junho.

As companhias informaram ainda que a operação para união dos negócios ocorrerá em duas etapas. Na primeira, ocorre a combinação e integração das operações, com os ativos operacionais da Lojas Americanas sendo incorporados pela B2W (dona do Submarino, Americanas.com e Shoptime), criando oficialmente a americanas s.a., que irá integrar 100% os negócios físico, digital, logística e fintech em uma única plataforma.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Na Bolsa, a americanas s.a. será listada no Novo Mercado da B3, enquanto as ações ordinárias e preferenciais da Lojas Americanas seguirão listadas no Nível 1, de forma transitória, como um “veículo de investimento” com participação na americanas s.a..

“Essa etapa tem o objetivo de maximizar a experiência do cliente, continuar a missão de criação de valor no longo prazo e criação de um motor de M&A (fusões e aquisições) ainda mais poderoso”, explicam as companhias no comunicado. Esta fase acontece em cerca de 40 dias.

Na segunda etapa, que deve ocorrer em menos de um ano, a Lojas Americanas S.A. pretende criar um veículo no exterior para listagem nos Estados Unidos que se chamará americanas inc. “Essa fase tem como objetivo elevar a história de investimento da companhia para um patamar global e promover o alinhamento estratégico de longo prazo com os acionistas”, diz o comunicado.

Continua depois da publicidade

As empresas afirmam que, com as operações 100% integradas, os clientes poderão ser atendidos com mais agilidade e uma experiência melhor.

“É uma oportunidade única de acelerar a evolução dos negócios. A nova companhia será mais poderosa e mais valiosa do que a combinação das partes, pois representará o resultado de uma soma contínua, um novo ecossistema totalmente integrado para gerar valor, com base em cinco pilares: efeito de rede, tecnologia proprietária, economia de escala, marca reconhecida, e uma plataforma de M&A ainda mais forte”, afirmam.

Com um time de 34 mil associados, a americanas s.a. nascerá com mais de 90 milhões de clientes cadastrados, sendo 46 milhões de clientes ativos, 1.707 lojas de 5 diferentes formatos presentes em 765 cidades, uma plataforma digital que conecta compradores e vendedores, uma fintech com mais de 19 milhões de downloads e aceitação em 3 milhões de estabelecimentos, uma plataforma de logística e fulfillment com capilaridade nacional.

Quer gerar uma renda extra na Bolsa? Curso gratuito do InfoMoney ensina a fazer o seu primeiro trade na prática, em menos de uma semana. Inscreva-se aqui.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.