Temporada de balanços

Locaweb (LWSA3) reverte prejuízo e registra lucro de R$ 4,5 milhões no primeiro trimestre

A melhor lucratividade acompanha a alta da receita da companhia, que cresceu 54,6% na mesma base

Por  Vitor Azevedo -

A Locaweb (LWSA3) registrou um lucro líquido de R$ 4,5 milhões no primeiro trimestre de 2022, revertendo o prejuízo de R$ 8,3 milhões registrados no mesmo período do ano passado.

A melhor lucratividade acompanha a alta da receita da companhia, que cresceu 54,6% na mesma base, chegando a R$ 248,8 milhões – sendo R$ 144,2 milhões do segmento de Commerce, com alta de 120,6% no ano, e R$ 104,6 milhões do segmento de BeOnline / SaaS, com alta de 9,4%.

O volume bruto de mercadorias (GMV, na sigla em inglês) da plataforma de Commerce, braço da companhia que oferece o desenvolvimento de lojas online para os clientes, chegou a R$ 2,4 bilhões, com 134,7 mil assinantes.  No primeiro trimestre de 2021, a o GMV da plataforma era de R$ 2,1 bilhões e o número de assinantes, 93,9 mil.

“O crescimento apresentado é resultado do aumento das duas fontes de receita do segmento de Commerce, a receita de assinatura de plataforma, que cresceu 150,2%, e a receita de ecossistema, que apresentou crescimento de 102,1%”, comenta a Locaweb no documento publicado na noite desta quinta-feira (12).

A BeOnline, braço da companhia focado a hospedagem de sites, transferências de dados e outros serviços, viu o número de clientes chegar a 397,6 mil, ante 394,8 mil no ano passado.

Apesar do segmento de Commerce ter registrado um crescimento maior de receita, sua margem bruta caiu 11,8 pontos percentuais, para 50,6%, e sua margem Ebitda, 12,2 pontos, para 9,7%. Do outro lado, o Be Online viu sua margem bruta crescer 4,5 pontos, para 34,3%, e a sua margem Ebitda, 12,2 pontos, para 14,8%.

Os custos e despesas operacionais totais da Locaweb apresentaram crescimento de 49,9% na base anual, chegando a R$ 243,8 milhões. “Vale destacar que os custos dos serviços prestados das empresas adquiridas somaram R$ 45,7 milhões, contribuindo, assim, com praticamente todo o crescimento apresentado no trimestre”, justifica a companhia.

As despesas com vendas, por sua vez, cresceram 108,1%, fechando março último em R$ 56,6 milhões. “A companhia aumentou os esforços de Marketing na Tray, como mencionado no início do presente relatório, com o objetivo de solidificar a marca como líder do segmento de digitalização de pequenas e medias empresas (PMEs) no Brasil e manter o ritmo de crescimento do segmento”, comentou.

As despesas gerais e administrativas ficaram em R$ 47,6 milhões, ante R$ 44,3 em igual período de 2021.

Com os maiores gastos, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado da Locaweb ficou em R$ 32,9 milhões, recuo de 9,9% na base anual, com a margem Ebitda saindo de 22,7% para 13,2%.

A Locaweb, por fim, registrou um resultado financeiro positivo de R$ 11,3 milhões, colhendo frutos do follow on e também gastando menos com endividamento – a companhia fechou março com um caixa líquido de R$ 1,4 bilhão.

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.

Compartilhe