Leilão de gás natural pode gerar desconto maior que anunciado

Especialista afirma que porcentagem de desconto pode depender da procura do consumidor

Fabiana Pimentel

Publicidade

SÃO PAULO – Está previsto para a próxima semana um leilão de gás natural que poderá resultar em um desconto maior que os 14,3% anunciados pela Petrobras na última quinta-feira (14), para os contratos a partir de 1º de agosto.

De acordo com a Agência Brasil, a diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster, acredita que “o desconto vai depender do apetite do consumidor pelo gás”, além de explicar que esse tipo de venda do gás que não é usado pelas térmicas geralmente é feito “com um deságio de 40% a 50%”.

Segundo a diretora, o desconto tem como objetivo manter a competitividade do gás em relação a outras fontes de energia. “O gás natural é uma opção para o consumidor. Existe uma relação conveniente e adequada ao consumidor, e eu tenho que respeitar essa opção. A gente compete com a água, com o vento e com outros combustíveis líquidos, e o traço fundamental é manter o interesse dos consumidores e das distribuidoras pelo gás natural”, explica.

Continua depois da publicidade

Esta é a segunda redução de preço do produto este ano. Em maio, a Petrobras concedeu desconto de 9,7%. De acordo com Maria das Graças, a medida não tem sazonalidade, mas “é decorrente de análise de mercado. É feito o aumento e é dado um desconto imediatamente. Você fatura o aumento que está previsto em fórmula e dá o desconto na mesma fatura, e o valor do desconto é exatamente igual ao valor do aumento previsto”.

Consumidor
Para a diretora, os consumidores devem estar atentos à decisão e ao valor do desconto concedido pela estatal. “É fundamental que essa diferença seja repassada para os consumidores, especialmente o industrial”, finaliza.