LeBron James assina contrato vitalício sem precedentes com Nike

Não é simplesmente até o final da carreira

Bloomberg

Publicidade

(SÃO PAULO) — LeBron James será do time da Nike pelo restante de sua carreira no basquete — e depois que ela terminar também.

A maior empresa de materiais esportivos do mundo assinou um contrato vitalício sem precedentes com LeBron, quatro vezes ganhador do prêmio de jogador mais valioso da NBA, na segunda-feira. As condições do acordo não foram divulgadas, mas o agente esportivo David Falk, que representou Michael Jordan durante a maior parte de sua carreira como jogador, estimou seu valor em US$ 400 milhões a US$ 500 milhões.

A Nike disse em um comunicado que o ala de 30 anos do Cleveland Cavaliers oferece “um valor significativo para a nossa empresa, a nossa marca e os nossos acionistas”.

Continua depois da publicidade

A Nike contratou LeBron James depois que ele deixou o Ensino Médio e se tornou profissional, em 2003. Seu primeiro contrato foi de sete anos e valia US$ 90 milhões, segundo a ESPN, com uma extensão de sete anos em 2010. A Nike lançou pelo menos 13 versões dos tênis assinados por LeBron James.

Que tipo de retorno a Nike obtém com o acordo com James? Isso depende de como você o mede, disse Matt Powell, analista da empresa de pesquisa NPD Group. Se você faz o cálculo com base no que LeBron traz em vendas, comparando com o que estão pagando a ele, a Nike provavelmente está perdendo dinheiro, disse ele.

“Mas ele é a cara da marca e é o jogador mais popular da liga, por isso faz sentido”, disse Powell.

Continua depois da publicidade

Blaze Pizza

LeBron James esperou o término do acordo de patrocínio com a McDonald’s Corp. neste ano e colocou seu peso a favor da rede Blaze Pizza, na qual é investidor. Na semana passada, o empreendimento multimídia de LeBron James, chamado Uninterrupted, garantiu um investimento de US$ 15,8 milhões da Warner Bros. Entertainment e da Turner Sports.

Seu acordo vitalício com a Nike poderia eventualmente se tornar algo similar ao de Michael Jordan. Jordan, 52, é oficialmente CEO da Jordan Brand, que continua lançando novos tênis. As vendas dos tênis da marca Air Jordan superaram US$ 2,6 bilhões no ano passado, segundo a Forbes.

Publicidade

Os contratos de patrocínio a atletas explodiram nos últimos anos. Em 2014, após uma guerra de ofertas com a Under Armour Inc., a Nike assinou com o ala Kevin Durant, do Oklahoma City Thunder, um contrato de 10 anos e US$ 300 milhões. O armador do Houston Rockets, James Harden, deixou a Nike antes da temporada por um contrato de 13 anos e US$ 200 milhões com a Adidas AG.

Contratos de duração indefinida como esse são muito raros. A estrela do futebol David Beckham teria um acordo vitalício com a Adidas, segundo a ESPN. Allen Iverson certa vez assinou com a Reebok o que a Associated Press chamou de “contrato vitalício”, embora algumas vezes o termo seja uma referência à carreira do jogador, e não à vida.

Ex-novato do ano na NBA, LeBron James tem uma média de 27,3 pontos, 7,2 rebotes e 6,9 assistências por jogo em seus 13 anos de carreira. Ele ganhou dois títulos da NBA, competiu em outras quatro finais e ganhou duas medalhas de ouro olímpicas.