Publicidade
SÃO PAULO – De acordo com o Sindicato das Empresas Distribuidoras Cinematográficas do Rio de Janeiro, os brasileiros foram menos ao cinema no ano passado. No total, foram vendidos cerca de 91,2 milhões de ingressos, 4,9% a menos do que em 2005.
Para Fernando Veríssimo, da Filme B, empresa especializada no setor, o mercado de cinema começou a sentir, desde o ano passado, os efeitos da concorrência acirrada com as outras mídias, como o DVD e a internet.
R$ 701,37 milhões
Apesar da queda no público, o faturamento do setor foi 1,4% maior do que no ano anterior, chegando a R$ 701,37 milhões. Isso pode ser explicado pelo fato do preço dos ingressos terem aumentado cerca de 7% em 2006.
Continua depois da publicidade
Ainda segundo o sindicato, 67,9% dos ingressos vendidos foram para filmes das chamadas majors (Fox Films, Sony Pictures, Universal Pictures, Buena Vista, Paramount Pictures e Warner Brothers).
No entanto, o mercado de distribuição independente, do qual fazem parte mais de 10 empresas nacionais, têm tido um papel cada vez mais importante na composição destes números.