Latam Airlines reverte prejuízo e tem lucro de US$ 2,5 bilhões no quarto trimestre de 2022

Para 2023, a LATAM espera um crescimento anual em suas operações de passageiros e cargas de mais de 20%

Felipe Moreira

(Foto: Divulgação Latam Cargo)

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A companhia aérea Latam Airlines obteve lucro líquido de US$ 2,5 bilhões no quarto trimestre de 2022 (4T22), ante perda de US$ 2,8 bilhões de um ano antes.

“O resultado é explicado pelos ganhos na renegociação de suas contas a pagar e passivos circulantes, e pelo ‘desreconhecimento’ de ativos de direito de uso, durante o quarto trimestre após a saída do grupo de seus processos do Chapter 11 [recuperação judicial]”, explica a companhia aérea.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado alcançou US$ 520 milhões de outubro a dezembro de 2022, um aumento de 8% na comparação com o quarto trimestre de 2021.

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De outubro a dezembro do ano passado, a receita líquida total do grupo atingiu US$ 2,7 bilhões, um avanço de 37% em relação ao mesmo período do ano passado e em linha com as projeções do BBI, devido a: “1) demanda e capacidade de passageiros +31% acima em relação ao ano anterior, com a capacidade das operações no Brasil atingindo 98% vs. 2019 em dezembro; 2) Tarifas aéreas 18% mais altas na base anual; e 3) receitas de carga caindo -10% na base anual (+50% vs. 4T19), devido à redução dos yields de carga”.

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No final de 2022, a dívida financeira da Latam ascendeu a US$ 4,2 bilhões, enquanto a dívida bruta (dívida financeira e obrigações de arrendamento) foi de US$ 6,5 bilhões. Como resultado, a partir de 31 de dezembro de 2022, a Latam reduziu sua dívida bruta em aproximadamente US$ 3,9 bilhões em relação ao valor pré-recuperação, o que representa uma queda de 37,5%.

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O indicador de alavancagem financeira, medido pela dívida líquida/Ebitda ajustado, ficou em 4,2 vezes em dezembro de 2022.

O Bradesco BBI comentou que a Latam saiu da recuperação judicial com um balanço sólido, tendo reduzido sua dívida bruta de US$ 10,4 bilhões em 2019 (-38%) para US$ 6,5 bilhões, e uma posição de liquidez de US$ 2,3 bilhões, de US$ 1,3 bilhão pré-Chapter 11 (+77%).

Analistas do banco esperam que a Latam assuma uma gestão de capacidade mais disciplinada daqui para frente, priorizando receitas unitárias tanto no mercado brasileiro quanto nos países espanhóis, o que deve contribuir positivamente para a geração de caixa.

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Guidance da Latam

Para 2023, a Latam espera um crescimento anual em suas operações de passageiros e cargas de mais de 20%, acompanhado por um CASK ((custo por ASK, ou Assentos‐Quilômetros Oferecidos) de Passageiros excluindo o combustível de 4,0 a 4,1 centavos de dólar, refletindo a transformação da Latam após o Capítulo 11 e o resultado de todas as iniciativas de redução de custos totalmente implementadas durante o processo de recuperação.

A Latam espera um Ebitdar (resultado antes de juros, impostos, amortização e depreciação e arrendamento de aeronaves) em 2023 entre 2,0 e 2,2 bilhões de dólares, e em termos de alavancagem, o grupo espera ter uma Dívida Líquida/Ebitdar (resultado antes de juros, impostos, amortização e depreciação e arrendamento de aeronaves)Ajustado entre 2,9x – 3,1x até o final de 2023.

“O grupo Latam continua direcionando seus esforços para reduzir ainda mais os custos e aumentar a capacidade, mantendo um forte foco na lucratividade e na geração de caixa”, diz o comunicado.