Segredo

Larry Page, do Google, investiu ao menos US$ 100 milhões em “carros voadores”

CEO da Alphabet, dona do Google, gastou esse dinheiro secretamente, de acordo com a Bloomberg

SÃO PAULO – Larry Page, um dos criadores do Google e atual CEO da Alphabet, gastou mais de US$ 100 milhões de seu próprio bolso em uma startup que desenvolverá carros voadores, a Zee.Aero. O segredo foi mantido por cerva de 6 anos, de acordo com informação publicada pela Bloomberg Businessweek. 

A empresa tem sede em Mountain View – ao lado do próprio Google – e trabalha em uma patente de um pequeno avião elétrico que poderia decolar e pousar verticalmente. Foi isso que a Bloomberg chamou de “carro voador”. O site atribui a informação a 10 fontes próximas ao assunto.

Desde o lançamento em 2010, a expansão da Zee.Aero foi notável: hoje são 150 funcionários trabalhando nas operações e um hangar próprio onde dois protótipos são testados regularmente. O site da companhia, embora tenha poucas informações, anuncia vagas para “pessoas criativas que podem fazer o impossível acontecer”.

E a empresa sequer é a única aventura de Page neste universo: supostamente, o executivo teria fundado uma segunda empresa de carros voadores, independente da primeira, chamada Kitty Hawk. Não há, entretanto, mais informações a respeito dessa segunda empresa.

Os sonhos são altos: de acordo com as fontes, a ideia é que, no longo prazo, os carros voadores elétricos sejam usadas de maneira semelhante aos carros terrestres – inclusive a ideia é desenvolvê-los de maneira que caibam em vagas comuns de estacionamento. A imagem abaixo seria um protótipo antigo do produto:

Não há previsões de quando um projeto deste nível poderia virar realidade para as massas. Antes de mais nada, teriam que ser superadas questões regulatórias, tecnológicas e de segurança, além de possíveis problemas diplomáticos.