Klabin mantém plano de oferta de units e espera melhores resultados no 3º tri

"Nós tomamos a decisão de fazer o projeto por meio de aumento de capital. Continuamos nessa direção", disse o diretor-geral da companhia, Fabio Schvartsman

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO – A Klabin (KLBN4) reafirmou nesta sexta-feira os planos de captar recursos com uma oferta de units para a construção de sua fábrica de celulose no Paraná e estimou melhora nos resultado do terceiro trimestre.

“Nós tomamos a decisão de fazer o projeto por meio de aumento de capital. Continuamos nessa direção”, disse o diretor-geral da companhia, Fabio Schvartsman, em teleconferência com analistas, ressalvando que a empresa não pretende fazer uma operação em condições desfavoráveis.

Em junho, o conselho de administração da empresa aprovou a construção de uma fábrica em Ortigueiras (PR), a ser financiada com uma emissão 1,7 bilhão de reais em units para que a Klabin consiga tocar o projeto sozinha, em vez de em parceria com investidores, como previsto inicialmente.

Continua depois da publicidade

Na ocasião, a Klabin disse que suspenderia a emissão se o mercado piorasse, e que poderia voltar a procurar parceiros. Nesta manhã, Schvartsman descartou mudar os termos da emissão.

“A companhia apresentou um conjunto de propostas ao mercado, que foi muito cuidadosamente elaborado. Não existe qualquer mudança possível; se houvesse, já teria sido feita”, disse.

Cenário interno
O executivo também afirmou que os resultados financeiros da empresa deverão ser mais fortes no terceiro trimestre, do que o registrado entre abril a junho.

Continua depois da publicidade

“Independente do que ocorrer no mercado doméstico, a Klabin terá boa performance no terceiro trimestre, pela combinação de fatores, como flexbilidade de linha de produtos, que permite direcionar parte da produção à exportação”, disse Schvartsman.

O executivo ressaltou também que todos os custos de paradas de manutenção de fábricas já foram absorvidos nos resultados do segundo trimestre e não deve ter impacto no terceiro.

A Klabin anunciou na quinta-feira que teve prejuízo líquido de 130 milhões de reais de abril a junho, impactada pelo efeito da alta do dólar sobre dívida.

Continua depois da publicidade

Às 12h23, a ação da companhia de celulose e papel caía 0,1 por cento, a 10,94 reais. No mesmo instante, o Ibovespa recuava 0,79 por cento.