Juros nos EUA podem ter que subir além do nível neutro, diz dirigente do Fed

Em entrevista ao Yahoo News, Loretta Mester afirmou que a taxa poderá ser elevada para além desse nível, com objetivo de combater efetivamente a inflação

Estadão Conteúdo

Publicidade

A presidente da distrital do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) em Cleveland, Loretta J. Mester, estimou nesta terça-feira, 10, que a taxa neutra de juros nos Estados Unidos está em cerca de 2,5%. Em entrevista ao Yahoo News, a dirigente afirmou que a taxa básica poderá ser elevada para além desse nível, com objetivo de combater efetivamente a inflação. Atualmente, as Fed Funds estão na faixa entre 0,75% e 1,00%.

Loretta J. Mester reconheceu que a taxa de desemprego pode ter alguns meses de alta e o que o Produto Interno Bruto (PIB) americano pode voltar a registrar nova contração, em meio ao aperto monetário. “Mas não acho que isso se será sustentado. O mercado de trabalho está em um posição em que há muito mais pessoas procurando emprego”, explicou.

A dirigente acrescentou que a volatilidade nos mercados financeiros decorrentes do processo de aperto de juros é “desconfortável”, mas “necessária” para conter a escalada inflacionária. De acordo com ela, a maior economia do planeta ainda dispõe de “impulso positivo”.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Loretta J. Mester, que vota nas reuniões do Fed este ano, defendeu ainda que o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) considere a venda de títulos atrelados a hipotecas (MBS, em inglês) como parte do aperto quantitativo (QT).

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.