Top 60

Juntas, marcas mais valiosas do Brasil somam US$ 70 bilhões; bancos dominam ranking

Magazine Luiza e Renner se destacam com crescimentos de 276% e 132%, respectivamente de 2018 para este ano     

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – A marca mais valiosa do Brasil em 2019 é o banco Bradesco, que atingiu um valor de marca de US$ 9,4 bilhões. Isso representa um crescimento de 35% em relação ao ano passado, segundo um estudo realizado pela empresa de análise de dados e consultoria Kantar. 

Em segundo lugar ficou outra instituição financeira, o Itaú, com valor de marca de US$ 8,3 bilhões e crescimento também de 35% em relação a 2018. Ambos os bancos ultrapassaram a cerveja Skol, que ganhou a medalha de ouro no ano passado e agora fica em terceiro lugar. 

O valor da soma das marcas do ranking teve um incremento de 11% em relação ao levantamento do ano passado, alcançando US$ 69,9 bilhões. Essa diferença foi impulsionada principalmente pelo varejo, de acordo com a consultoria. 

PUBLICIDADE

O destaque fica com o varejista Magazine Luiza que apresentou um um crescimento de 276% em 2019, atingindo valor de marca de US$ 2,2 bilhões. A empresa ficou em sétimo lugar. 

A varejista de moda Renner, que está na nona posição do ranking, também apresentou um bom resultado: um crescimento de 132% de 2018 para 2019, com um valor de marca de US$ 1,9 billhão. 

Ainda, completando o top 10, a Amil, empresa que oferece planos de saúde, cresceu 160% em 2019 e apresentou um valor de marca de US$ 1,8 bilhão neste ano.  

Para chegar neste ranking final, o estudo leva em consideração o valor financeiro, que é a rentabilidade (dados bolsa e da Bloomberg), além do valor de contribuição de marca: proporção do valor financeiro de uma marca gerado por sua capacidade de aumentar o volume de compra  e carregar um premium price. Ao multiplicar um pelo outro chega-se ao valor de marca.   

Invista seu dinheiro para realizar seus maiores sonhos. Abra uma conta na XP – é de graça.  

Confira as 60 marcas mais valiosas: 

Posição MarcaSegmento Valor de marca 2019 em US$ Valor de Marca em 2018Diferença 18/19
1BradescoFinancial Institution9.4687.01835%
2ItaúFinancial Institution8.3686.19835%
3SkolBeer7.2538.263-12%
4BrahmaBeer3.7814.478-16%
5GloboTV Stations3.6244.318-16%
6AntarcticaBeer2.6722.977-10%
7Magazine LuizaRetail2.287609276%
8PetrobrasEnergy2.002788154%
9RennerRetail1.903820132%
10AmilHealthcare1.840706160%
11NaturaCosmetics1.5211.35013%
12YpêHome Care1.3951.3990%
13SadiaFood1.3391.469-9%
14BohemiaBeer1.3021.605-19%
15IpirangaRetail1.2841.2651%
16Lojas AmericanasRetail1.2571.02523%
17YpiócaSpirits1.004413143%
18VivoCommunication Providers99087413%
19EmbratelCommunication Providers9441.140-17%
20Banco do BrasilFinancial Institution80642590%
21NetCommunication Providers777939-17%
22LocalizaCar Rental73643769%
23DrogasilDrugstores719757-5%
24Porto SeguroInsurance686922-26%
25B3Stock Exchange66842557%
26Droga RaiaDrugstores6315897%
27SearaFood61252816%
28SchinBeer604622-3%
29Netshoese-coomerce4694690%
30CVCTravel Agency461464-1%
31TotvsInformation Technology45831346%
32CieloCredit Cards454634-28%
33Pão de AçúcarRetail452768-41%
34Casas BahiaRetail452472-4%
35SuvinilPainting39829236%
36IguatemiRetail383595-36%
37SBTTV Stations338375-10%
38CaixaFinancial Institutions327790-59%
39BauduccoFood3253250%
40GolAirline32324433%
41EstacioEducation3183132%
42BuscapéTechnology31828412%
43HavaianasFashion284474-40%
44FleuryHealthcare278327-15%
45SmilesLoyalty Programs266660-60%
46ArezzoFashion258327-21%
47DorflexPainkiller2582474%
48TigreConstruction2572570%
49PerdigãoFood256331-23%
50ExtraRetail236337-30%
51VigorFood229265-14%
52HeringFashion21318714%
53MultiplusLoyalty Programs197344-43%
54Sul AméricaHealthcare194N/A
55RiachueloRetail192N/A
56AssaíRetail191N/A
57VitarellaFood186281N/A
58AnhangueraEducation181458-61%
59AdriaFood165N/A
60Ponto FrioRetail126N/A