Juiz desobriga Samarco, BHP e Vale de pagarem R$ 20 bilhões em garantias

O juiz também decidiu que os indivíduos não são obrigados a pagar quaisquer garantias financeiras ou serem sujeitos a restrições de viagem, como a apreensão do passaporte

Bloomberg

Setor extrativo foi destaque de baixa em janeiro, mas projeções para o ano são boas

Publicidade

(Bloomberg) — O juiz federal Jacques de Queiroz Ferreira negou um pedido de promotores para que empresas e pessoas que enfrentam acusações criminais relacionadas ao rompimento de barragem da Samarco paguem garantias financeiras enquanto o caso está sendo julgado, de acordo com documentos judiciais obtidos pela Bloomberg.

A joint venture Samarco Mineração e seus proprietários BHP Billiton e Vale (VALE3;VALE5) não terão de pagar uma garantia de R$ 20 bilhões enquanto o caso está sendo julgado e os danos finais estão sendo calculados, mostram os documentos.

O juiz também decidiu que os indivíduos não são obrigados a pagar quaisquer garantias financeiras ou serem sujeitos a restrições de viagem, como a apreensão do passaporte.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Procuradores federais apresentaram acusações criminais, incluindo a de homicídios, contra 21 pessoas ligadas aos operadores e proprietários da mina de minério de ferro, acusando também os réus de uma série de crimes ambientais.

O rompimento da barragens de rejeitos em novembro de 2015 matou até 19 pessoas e poluiu vias navegáveis ??em dois estados.

Entre os indivíduos acusados ??estão o chefe de minério de ferro da Vale, Peter Poppinga, e o presidente-executivo da Samarco no momento do incidente, Ricardo Vescovi.

Continua depois da publicidade

Versão em português: Patricia Xavier em Sao Paulo, pbernardino1@bloomberg.net.

Repórter da matéria original: R.T. Watson no Rio de Janeiro, rwatson71@bloomberg.net.

Para entrar em contato com os editores responsáveis: James Attwood, jattwood3@bloomberg.net, Rebecca Keenan, Jake Lloyd-Smith

©2017 Bloomberg L.P.