JBS (JBSS3) elege 2 membros do Conselho com saída de Wesley Filho e Ramos Filho; analistas veem melhora de governança

Os dois novos membros, considerados independentes, serão Cledorvino Belini e Francisco Turra.

Equipe InfoMoney

(divulgação)

Publicidade

O Conselho de Administração da JBS (JBSS3) informou na véspera a eleição de dois novos membros ao colegiado, após a renúncia de Wesley Batista Filho e Aguinaldo Ramos Filho nesta quinta-feira, informou a empresa em fato relevante ao mercado.

Os dois novos membros, considerados independentes, serão Cledorvino Belini e Francisco Turra.

Com mais de 40 anos de carreira em empresas multinacionais, Cledorvino Belini presidiu a montadora Fiat no Brasil e na América Latina por 11 anos, entre 2004 e 2015. Também foi presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e diretor-presidente da elétrica Cemig.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Já Turra foi ministro da Agricultura, além de ter ocupado a vice-presidência e a diretoria de Operações do banco BRDE entre 2007 e 2008 e a presidência do Banrisul de 1995 a 1996. Foi também presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA)e vice-presidente da Associação Latino-Americana de Avicultura.

Wesley Batista Filho e Aguinaldo Ramos Filho permaneceram ao longo dos últimos quatro anos em seus cargos como conselheiros da companhia.

O Itaú BBA ressalta que este é mais um passo para aprimorar os padrões de governança da empresa.

Continua depois da publicidade

“O primeiro ponto a destacar é a quantidade de membros independentes no conselho de administração da JBS. Após as mudanças anunciadas, a JBS elegerá dois conselheiros independentes para substituir dois conselheiros internos. O conselho será então composto por sete membros independentes de nove integrantes”, avaliam os analistas.

O segundo ponto a destacar é a melhor prática de governança de acabar com a situação de dualidade de diretor executivo e membro do conselho, que agora são funções separadas. Wesley Batista vai manter a sua atual função na estrutura de diretoria executiva da JBS.

Essa mudança está alinhada com a estratégia da empresa de melhorar seus padrões ESG e vemos isso como positivo para a história. A recomendação do BBA é outperform (desempenho acima da média do mercado) com preço-alvo de R$ 47, ou alta de 25,4% frente o fechamento de quinta-feira (28).

(com Reuters)

Quer aprender a investir em criptoativos de graça, de forma prática e inteligente? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir