JBS compra Vivera e amplia produção de carne vegetal na Europa

A gigante de proteína animal vai pagar 341 milhões de euros pela empresa, cujos ativos incluem 3 unidades de produção e um centro de pesquisa na Holanda

Bloomberg

(Shutterstock)

Publicidade

*Ao contrário do informado anteriormente, a JBS já tinha produção de carne vegetal na Europa pela Moy Park. A matéria foi alterada. 

A JBS (JBSS3), maior produtora de carne do mundo, assinou proposta vinculante para adquirir a produtora holandesa de alimentos vegetais Vivera BV, abrindo caminho para ser um player global significativo neste segmento.

A gigante de proteína animal vai pagar 341 milhões de euros pela Vivera, cujos ativos incluem 3 unidades de produção e um centro de pesquisa na Holanda. A Vivera possui um portfólio de 50 produtos e vende para 25 países europeus.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Com a aquisição, cuja conclusão ainda depende de aprovação dos órgãos reguladores, a JBS amplia a produção própria de carne vegetal na Europa.

“Essa aquisição agrega muito valor estratégico para a JBS, pois a Vivera é a terceira produtora de alimentos de base vegetal da Europa”, disse o CEO da JBS, Gilberto Tomazoni, à Bloomberg”, disse o CEO da JBS, Gilberto Tomazoni, à Bloomberg.

A receita da indústria global de carne vegetal, ovos e alternativas lácteas deve chegar a US$ 290 bilhões até 2035, ou 11% do mercado de proteína animal, de acordo com o Boston Consulting Group.

Continua depois da publicidade

A JBS, assim como a rival americana Tyson Foods Inc., entrou no mercado de carnes vegetais em 2019. A empresa já tem um tamanho considerável, com cerca de 57% do mercado de hambúrguer de base vegetal no Brasil. Na Europa, sua subsidiária Moy Park fornece hambúrgueres de frango vegetais. Também possui 10 produtos à base de plantas em mais de 3.000 lojas nos EUA sob a marca OZO, onde as vendas aumentaram 300% no ano passado.

“O negócio com a Vivera fortalece a posição da JBS no segmento de carnes alternativas, abrindo caminho para nossos planos de ser um grande player”, disse Tomazoni.

No início deste ano, o executivo afirmou que estava considerando a criação de uma nova empresa global focada exclusivamente em produtos à base de plantas. A empresa disse que tem um grande apetite por crescimento depois de registrar um fluxo de caixa recorde no ano passado.

Quer entender o que é o mercado financeiro e como ele funciona? Assista à série gratuita Carreira no Mercado Financeiro e conheça o setor da economia que paga os melhores salários de 2021.