Ásia

Japão prepara pacote de estímulo econômico de US$53 bi nesta semana, revelam fontes

O tamanho do pacote, ordenado em outubro pelo primeiro-ministro, Shinzo Abe, ficará entre 5,4 trilhões de ienes

arrow_forwardMais sobre

TÓQUIO  – O Japão irá preparar um pacote de estímulo econômico nesta semana avaliado em 53 bilhões de dólares para impulsionar a economia antes de um aumento no imposto nacional sobre vendas em abril, disseram nesta terça-feira pessoas familiares ao processo.

O tamanho do pacote, ordenado em outubro pelo primeiro-ministro, Shinzo Abe, ficará entre 5,4 trilhões de ienes (52,43 bilhões de dólares) e 5,6 trilhões de ienes, disseram as fontes à Reuters sob condição de anonimato.

Ministros do governo têm dito que o pacote precisar ser de pelo menos 5 trilhões de ienes para aliviar o peso econômico do aumento tributário –maior passo do Japão em décadas na direção de controlar sua enorme dívida.

PUBLICIDADE

O governo vai preparar um pacote “efetivo” equivalente a “o máximo possível acima de 5 trilhões de ienes”, disse Yasuhiro Hanashi, secretário de Finanças parlamentar, a um painel do Partido Democrata Liberal, de Abe.

O governo deve decidir sobre as medidas na quinta-feira, mas volumes precisos não serão detalhados até que o gabinete aprove um orçamento suplementar em 12 de dezembro, disseram as fontes.

Fontes disseram na semana passada que o orçamento, incluindo as medidas de estímulo, chegará a cerca de 7 trilhões de ienes.