Japão diz que índice sugere que país voltou à recessão

A terceira maior economia do mundo encolheu no terceiro trimestre, o que não acontecia desde o ano passado

Reuters

Publicidade

TÓQUIO – O governo do Japão afirmou nesta sexta-feira (7) que existe um “grande risco” de a economia ter entrado novamente em recessão, já que um índice de indicadores econômicos caiu em outubro pelo sétimo mês seguido.

A terceira maior economia do mundo encolheu no terceiro trimestre, o que não acontecia desde o ano passado e dá mais mostras de que a desaceleração do crescimento global e as tensões com a China estão levando o país à recessão.

O índice de indicadores econômicos coincidentes caiu 0,9 ponto em outubro ante setembro, informou nesta sexta-feira o Escritório do Gabinete, em números preliminares.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Esse índice consiste de 11 indicadores, como dados de produção industrial, emprego e vendas no varejo.

O governo disse que reduziu as próprias estimativas pelo segundo mês seguido após o índice ter mostrado deterioração.

A última vez que o governo usou o termo “deterioração” em referência ao índice coincidente foi entre junho de 2008 e abril de 2009. Depois disso, afirmou que a economia estava em recessão, geralmente definido como dois trimestres seguidos de contração.

Continua depois da publicidade

Na segunda-feira (10) o Japão vai anunciar os dados revisados sobre o PIB (Produto Interno Bruto) do terceiro trimestre.