Janet Yellen e ministro japonês concordam em cooperação em questões cambiais

Em mudanças climáticas, a dupla reafirmou o compromisso de atingir zero emissões líquidas de carbono em toda a economia até 2050

Estadão Conteúdo

Publicidade

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, se reuniu nesta terça-feira, 12, com o ministro das Finanças do Japão, Shunichi Suzuki, ocasião na qual ambos concordaram em seguir consultando de perto os mercados de câmbio e a “cooperar conforme apropriado em questões cambiais”, levando em conta os acordos previstos pelo G-7 e o G-20.

“As consequências econômicas da invasão da Rússia aumentaram a volatilidade das taxas de câmbio, o que pode ter implicações adversas para a estabilidade econômica e financeira”, diz comunicado emitido pelo Departamento do Tesouro.

Levando em conta a guerra da Ucrânia e suas repercussões, a declaração aponta: “forneceremos suporte bem direcionado e construiremos uma cadeia de suprimentos mais resiliente e forte em estreita colaboração com países e organizações internacionais com ideias semelhantes”.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os representantes trataram com atenção questões da dívida global. “Enfatizamos o papel crítico da coordenação dos credores para garantir uma repartição justa dos encargos entre todos os credores no tratamento da dívida para países vulneráveis de renda média, notadamente o Sri Lanka”, diz o documento.

Em mudanças climáticas, a dupla reafirmou o compromisso de atingir zero emissões líquidas de carbono em toda a economia até 2050. Já sobre taxações globais, os representantes reafirmaram apoio à proposta atual que existe no âmbito da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O encontro ocorreu em Tóquio como uma reunião bilateral que antecede o G-20 financeiro, que ocorre nesta semana na Indonésia.

Intervenção cambial

Janet Yellen, demonstrou relutância em intervir para sustentar o iene após a recente queda da moeda japonesa. Yellen, que falou em Tóquio nesta terça-feira após se encontrar com o ministro Shunichi Suzuki, disse que os EUA são a favor de que taxas de câmbio sejam determinadas pelo mercado. Ela acrescentou que intervenções por governos são justificáveis “apenas em circunstâncias raras e excepcionais”.

Continua depois da publicidade

Yellen afirmou que discutiu na reunião com Suzuki sobre como o iene “se desvalorizou substancialmente”, mas os dois lados não falaram sobre políticas. Segundo a secretária do Tesouro, os EUA desejam se comunicar de perto com o Japão e outros parceiros sobre a evolução das taxas de câmbio. Fonte: Dow Jones Newswires.

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.