Janet Yellen afirma que Fed já está preparando as bases para o aperto monetário

Segundo a presidente do Federal Reserve regional de São Francisco, condições do mercado definirão as ferramentas usadas

SÃO PAULO – Apesar de não prever uma data para o início da estratégia de saída do Fed, Janet Yellen, a presidente do Federal Reserve regional de São Francisco, disse nesta terça-feira (20), que a autoridade monetária já está lançando as bases para o eventual aperto monetário.

Yellen ressaltou que o banco central norte-americano terá diversas ferramentas a sua disposição quando chegar a hora de apertar as condições monetárias, enfatizando que este ainda não é o momento. Vale lembrar que este ano ela é um dos membros votantes do Fomc (Federal Open Market Committee), a cúpula decisória da instituição.

Ainda segundo ela, diversas estratégias estariam sendo consideradas e as condições de mercado deverão ajudar a determinar qual será a ferramenta que o banco central irá usar primeiro, assim como as condições particulares de alguns mercados, como o imobiliário.

PUBLICIDADE

Opções

Entre as prováveis ferramentas, Janet citou desde o aumento dos juros pagos sobre as poupanças até a venda dos ativos comprados durante o desenvolvimento da crise. Contudo, ela se mostrou menos animada com a última opção, aludindo ao possível efeito negativo sobre o mercado imobiliário.

“Será que gostaríamos de contar com uma ferramenta que tenha um efeito desproporcional sobre o mercado imobiliário? Esta seria uma questão que eu faria a mim mesma” concluiu Yellen.