Homem mais rico da China

Jack Ma preso? Erro de ortografia gera mal entendido e ações da Alibaba despencam em Hong Kong

Canais de TV chineses reportaram que um homem de sobrenome “Ma” havia sido capturado pela polícia em uma ação coercitiva

Por  Equipe InfoMoney

As ações da Alibaba enfrentaram uma sessão de altíssima volatilidade na madrugada desta terça-feira, durante o pregão da Bolsa de Hong Kong. Cerca de 15 minutos após o início da sessão, os papéis despencaram 9,4%.  O motivo: o fundador da companhia e homem mais rico da China, Jack Ma, teria sido preso em Hangzhou, onde fica a sede da empresa.

Canais de TV chineses reportaram que um homem de sobrenome “Ma” havia sido capturado pela polícia em uma ação coercitiva, acusado de conluio com forças anti-China no exterior e envolvimento em atividades que colocavam a segurança nacional em risco. Os investidores acreditaram se tratar do homem mais rico da China.

Jack Ma tem um histórico conturbado com as autoridades chinesas desde que a Ant, subsidiária financeira da Alibaba, teve seu IPO interrompido por pressão do governo chinês. Órgãos antitruste do país também aplicaram uma multa bilionária a Alibaba. O crescimento do grupo empresarial de Ma e sua influência, sobretudo entre os jovens chineses, que o veem como um exemplo a ser seguido, passaram a incomodar as autoridades chinesas.

Erro de ortografia

A imprensa chinesa agiu a tempo de reparar o estrago que acontecia com as ações da Alibaba e rapidamente esclareceu que Jack Ma não havia sido preso. O suspeito tinha o mesmo nome do magnata, porém era o diretor de pesquisa e desenvolvimento de hardwares de uma empresa de informática em Hangzhou.

Após o esclarecimento, os preços das ações da Alibaba reduziram perdas e fecharam em baixa de pouco mais de 1%. O evento mostra o quanto o setor de tecnologia na China está sensível – reflexo de uma campanha do governo para regulamentar o setor. Atualmente, as ações da empresa fundada por Jack Ma são negociadas por metade do valor do IPO, realizado em 2019.

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.

Compartilhe