Publicidade
SÃO PAULO – O Itaú Unibanco enviou o seguinte comunicado:
Sao Paulo, 25 de outubro de 2010 – Antes mesmo de completar dois anos da maior
fusao do sistema financeiro brasileiro, o Itau Unibanco concluiu nesse domingo
(24) a integracao de toda sua base de atendimento pelo Brasil. No total, mais de
1.200 pontos do Unibanco foram migrados, criando uma rede de quase 5 mil
unidades em todo o Pais, todas com a marca Itau. O trabalho foi realizado em
seis meses e chegou a ter 500 obras simultaneas/mes. Nesse periodo, a
comunicacao com os mais de 4 milhoes de correntistas foi intensa. Informacoes
detalhadas sobre os novos dados de conta corrente, senhas, produtos e canais de
atendimento foram enviadas com pelo menos um mes de antecedencia a mudanca.
“Tenho muito orgulho de completar a integracao das agencias nesse periodo. Essa
conquista e resultado do esforco de cada um dos nossos 106 mil colaboradores,
que contribuiram para que essa grande operacao fosse concluida em tempo recorde.
E quem se beneficia sao os nossos mais de 40 milhoes de clientes, que ganham uma
rede totalmente integrada e com forte capilaridade”, celebra Roberto Setubal,
presidente do Itau Unibanco.
Não perca a oportunidade!
Mais do que integrar a rede de atendimento, o Itau Unibanco se lancou no desafio
de criar um novo conceito de atendimento. Em agosto de 2009 foi feito um piloto
de migracao em quatro agencias e, em dezembro do mesmo ano, foi contratada a
consultoria inglesa Allen, uma das lideres mundiais especializadas em branding e
design.
“A missao era desenvolver um novo conceito de atendimento para as agencias, algo
que unisse pontos positivos dos dois lados, agregando modernidade, transparencia
e proximidade, sempre com foco na satisfacao dos nossos clientes”, afirma
Geraldo Carbone, vice presidente do Itau Unibanco. “Este novo modelo tambem
serviu para o teste de um conjunto de novas aplicacoes de tecnologia a servico
do cliente, que agora serao gradualmente expandidas para toda a rede”. Esse novo
conceito de atendimento sera implementado na expansao das agencias e, tambem, em
centenas delas que serao reformadas em 2011.
2 anos de fusao
Continua depois da publicidade
O tamanho da fusao, por si so, ja trazia desafios de grande porte. O negocio
criou uma organizacao lider em uma serie de negocios, como private bank,
cartoes, banco de investimento, financiamento de veiculos. “Mais que atuar sob
esta nova perspectiva, tinhamos um compromisso com a integracao das culturas, a
preservacao das melhores praticas, a motivacao dos colaboradores e,
principalmente, o cuidado com o cliente. Ao mesmo tempo em que desenhamos o novo
conceito, nos esforcamos para garantir uma transicao segura, consistente e que
ja traduza os beneficios que a consolidacao de uma operacao desta envergadura
traz e ainda trara”, afirma Setubal.
A fusao foi anunciada em 3 de novembro de 2008. Ja em janeiro do ano seguinte, a
integracao comecou com os caixas eletronicos, que passaram a se comunicar e
oferecer operacoes aos clientes dos dois bancos. Logo em seguida, as tarifas
foram unificadas pelo menor valor e em marco de 2009 foi decidido um cronograma
para inicio das migracoes. A partir dai, inumeras areas do banco foram
envolvidas para garantir que os correntistas do Unibanco pudessem realizar todas
as suas operacoes usuais normalmente em meio ao processo de migracao.
A partir desse plano, o ritmo da migracao aumentou. Ao longo desse periodo,
foram migradas agencias em 25 Estados mais o Distrito Federal e as equipes do
banco trabalharam em mais de 300 cidades pelo Brasil. “Em toda essa operacao
mobilizamos mais de 650 fornecedores e, com isso, contribuimos tambem para o
desenvolvimento do Pais por meio da geracao de empregos diretos e indiretos.
Foram 150 construtoras, mais de 1,6 mil pessoas envolvidas somente em logistica
e transporte”, comenta Carbone.
A area de Tecnologia trabalhou com uma equipe de 6 mil pessoas, em cerca de
2.500 projetos, adaptando sistemas e infra-estrutura. Os trabalhos consumiram
mais de 3 milhoes de horas de trabalho – pessoal interno e empresas parceiras.
Foram contratados 3.100 novos circuitos de comunicacao, para dar maior
capacidade no suporte a integracao de agencias, postos de atendimento bancario e
caixas eletronicos. Os centros de processamentos de dados foram integrados no
inicio de 2009, modernizados nestes dois anos e, quando comparados a 2008, tem
capacidade de processamento 65% maior e 25% a mais em numero de servidores.
O reconhecimento desse esforco tambem se da pelo mercado. Apesar do foco na
migracao e seus desdobramentos, o banco se manteve no Indice Dow Jones de
Sustentabilidade, sendo o unico da America Latina presente em todas as 11
edicoes. Outro forte indicador, o valor de mercado do banco cresceu 79%,
passando de R$ 108 bilhoes ao final de dezembro de 2008 para R$ 193,3 bilhoes em
18/10/2010, o que o mantem como 10 maior banco do mundo. Desde o anuncio da
fusao ate este mes, a acao do Itau Unibanco em bolsa (ITUB4) valorizou 100,9%,
contra 89% do Ibovespa.
Nota: A integra do comunicado encontra-se a disposicao no site da BM&FBOVESPA
(www.bmfbovespa.com.br), em Empresas Listadas/ Informacoes Relevantes.