Itaú faz estudo para cisão de investimento na XP e venda de fatia de 5%

O banco estuda entregar aos seus acionistas as ações da XP

Equipe InfoMoney

Publicidade

O Itaú Unibanco (ITUB4) anunciou na noite de terça-feira (3) que está realizando estudos, já em fase avançada, que tratam da segregação de participação de 41,05% na XP Inc. em uma nova empresa. Uma fatia restante de 5% seria oferecida aos mercados onde os papéis da XP são listados na forma de ofertas públicas.

O Itaú estuda entregar aos seus acionistas as ações da XP. Para isso, a possibilidade seria criar uma nova sociedade, batizada de “Newco”, e segregar nela as ações da XP, ou 41,05% do capital da empresa de investimentos, segundo a instituição financeira.

As ações seriam o único investimento da nova sociedade. Depois disso, os acionistas do Itaú receberiam uma participação acionária dessa nova sociedade. O Itaú frisa que tal cisão, caso seja essa a decisão, não ocorrerá em 2020.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Como o Itaú possui uma fatia de 46% no capital da XP – a participação de 49,9% inicial foi diluída após a oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da XP na bolsa americana Nasdaq -, haveria uma fatia remanescente de 5%.

Uma das possibilidades, conforme os estudos que estão sendo conduzidos, seria vender essa fatia por meio de uma oferta de ações. Com isso, o Itaú afirma que o movimento geraria um aumento do índice de Capital Principal de Basileia III.

Se a distribuição for feita de acordo com a participação no capital do Itaú – visto que o banco possui ações preferenciais e ordinárias -, parte da participação da XP irá para Iupar e Itaúsa, que juntas possuem 46% do Itaú, grande parte nas mãos das famílias Setubal, Villela e Moreira Salles (a Itaúsa tem capital aberto e, por isso, mais acionistas).

Continua depois da publicidade

O Itaú informa que a venda, se concretizada, depende “das condições aplicáveis de mercado” e de aprovação do conselho de administração da instituição.

Ontem, o Itaú também divulgou seu resultado do terceiro trimestre de 2020. O banco registrou lucro líquido recorrente de R$ 5,030 bilhões no terceiro trimestre de 2020, 29,7% menor em relação ao mesmo período do ano passado, quando totalizou R$ 7,156 bilhões, devido ao grande colchão contra perdas montado no contexto da pandemia.

Apontando para uma retomada da economia, o resultado foi 19,6% melhor do que o trimestre imediatamente anterior. O resultado ocorre diante de menores despesas de provisão para créditos de liquidação duvidosa, especialmente vindo do banco de atacado do Itaú.

Candido Bracher, presidente e CEO do Itaú Unibanco, afirmou em teleconferência com a imprensa nesta quarta-feira (4) que não há possibilidade de ingerência na gestão da empresa de investimentos, que é completamente autônoma devido a um veto do Banco Central.

“Sendo assim, não há nenhuma razão para não destravar o valor da XP que está no banco e repassar para os acionistas. Se pudéssemos exercer controle e gestão, não faríamos a operação”, disse o CEO. “O movimento de agora tem como objetivo destravar um valor de investimento que estava contido dentro do banco. Damos aos acionistas a decisão de continuar a deter ou não ações da XP, cada um com sua proporção.”

Em 2022, o Itaú vai adquirir mais 11,50% do capital social da XP. “Não é uma opção de compra, mas um compromisso. Mas, se fosse uma opção, sem dúvida exerceríamos. Dadas as condições de mercado, tende a ser uma oportunidade de mercado interessante. Continuamos achando a XP um excelente investimento”, disse Bracher. Para o CEO, o potencial de valor de mercado se torna maior com a separação das empresas. “Percebemos que o valor da nossa participação na XP dentro do balanço do Itaú é menor do que ela teria naturalmente.”

(Com Agência Estado)

Você sabe o que é 3×1? Assista de graça a estratégia de opções que busca triplicar o capital investido em um mês