Commodities

Irã e potências mundiais fecham acordo sobre programa nuclear; petróleo cai 2%

O Irã e o Grupo 5+1 têm negociado um acordo que garanta que Teerã não terá uma bomba atômica, recebendo como contrapartida um levantamento das sanções econômicas que lhe foram impostas

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

O Irã e as potências mundiais conseguiram fechar, hoje em Viena, um acordo sobre o programa nuclear iraniano, segundo informaram diplomatas citados pela agência russa TASS e pela francesa AFP. “Chegaram a um compromisso em todos os aspectos. Dentro de muito pouco [tempo] as partes vão anunciar os resultados”, especificou um diplomata europeu, citado pela agência russa.

Com isso, o dia é de queda para o petróleo. Às 7h37 (horário de Brasília), o barril do brent tinha queda de 1,80%, a US$ 56,81 o barril, enquanto o WTI registrava baixa de 2,03%, a US$ 51,14. O acordo gera especulações de que o Irã aumentará embarques de petróleo bruto em um mercado que já tem excesso de oferta.

Um diplomata próximo das negociações disse à agência AFP que “o acordo foi concluído”. A última sessão plenária entre o Irã e o chamado Grupo 5+1 – os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (EUA, Rússia, China, França e Reino Unido) mais a Alemanha – terá início hoje na sede da ONU, em Viena.

Aprenda a investir na bolsa

O Irã e o Grupo 5+1 têm negociado um acordo que garanta que Teerã não terá uma bomba atômica, recebendo como contrapartida um levantamento das sanções econômicas que lhe foram impostas.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos sete países envolvidos nas negociações procuraram, ao longo dos últimos 18 dias de intensas conversações em Viena, chegar a um consenso para fechar o histórico acordo.

O presidente iraniano, Hasan Rohani, afirmou hoje que a conquista de um acordo será “um triunfo da diplomacia” e servirá como um “bom começo” para novas relações internacionais.

(Com Agência Brasil)