IR 2008: códigos de algumas fichas mudam de um ano para outro e pedem atenção

Para conselheiro do CRC-SP, mudança é normal e acontece por conta da entrada de novos campos de preenchimento

•

Publicidade

SÃO PAULO – A menos de 20 dias do fim do prazo de entrega da Declaração de Ajuste Anual do IRPF 2008, 8,25 milhões de declarações já foram entregues, ou seja, mais de 65% dos contribuintes ainda estão em débito com a Receita.

De acordo com o conselheiro do CRC-SP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo), Sebastião Luiz Gonçalves dos Santos, uma dica para esses contribuintes que ainda não cumpriram com a obrigação anual é, além de correr para evitar congestionamentos nos últimos dias, prestar bastante atenção ao preenchimento das informações.

“Não adianta o contribuinte pegar a declaração do ano passado e imaginar que os códigos de pagamentos e doações ou bens e direitos, por exemplo, são os mesmos, pois o programa da Receita pode mudar essas informações de um ano para outro”, afirmou o conselheiro.

Por que a mudança?

Se todo ano o contribuinte deve passar à Receita praticamente as mesmas informações, por que existe essa alteração? De acordo com Santos, a mudança existe por uma questão operacional. “Existe a entrada de novos campos, o que automaticamente altera os códigos”, explicou.

Assim, é importante ficar bem atento ao preenchimento para escolher o código correto e colocar todas as informações necessárias, para evitar erros na hora de gravar ou enviar a declaração.

“Esse é mais um motivo para que o contribuinte faça a declaração com tempo, sem deixar para a última hora. Se houver erro, por mais simples que seja, na hora da pressa e no final do prazo esse simples problema pode gerar um atraso no envio”, alertou o especialista.

Continua depois da publicidade

Novidades 2008

Entre as novidades anunciadas em fevereiro para o IR 2008, estão: