IR 2007: Receita libera consulta ao 1º lote de restituição nesta sexta-feira

Quase R$ 1 bilhão em restituições serão liberados para 932.794 pessoas. Dinheiro estará disponível para saque em 15/06

Por  Patricia Alves -

SÃO PAULO – A Receita Federal libera a consulta ao primeiro lote do Imposto de Renda 2007 (ano-base 2006) nesta sexta-feira (08). As consultas ao lote estão disponíveis pela internet – www.receita.fazenda.gov.br – ou pelo Receitafone (0300 78 0300) desde as 8h.

Quase R$ 1 bilhão em restituições serão liberados para 932.794 pessoas.

Depósito em conta

O dinheiro, que estará disponível para saque no dia 15 de junho, virá corrigido em 2,03%, referentes a taxa Selic de maio (1,03%) mais 1% de junho.

Quem não informou a conta-corrente para crédito da restituição poderá ir a uma agência do Banco do Brasil e pedir a transferência do dinheiro para qualquer banco em que seja correntista.

A restituição ficará disponível no banco pelo prazo de um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse tempo, deverá requerê-lo com o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, disponível na internet.

Quem tem prioridade?

Caso você faça parte do grupo de contribuintes que efetivamente têm direito à restituição do imposto pago a mais no decorrer do ano passado, saiba que a Receita dá prioridade aos idosos com mais de 60 anos na hora de pagar a restituição, em cumprimento à Lei 10.741, de 1º de outubro de 2003, denominada Estatuto do Idoso.

Além disso, a análise das declarações enviadas pela internet também são priorizadas.

Em seguida, serão liberadas as restituições de declarações entregues por disquete. Por último, ficam as declarações entregues em formulário impresso.

Esse critério, no entanto, é válido para quem entregou a declaração dentro do prazo, ou seja, até o último dia 30 de abril. Já quem perdeu o prazo fica fora destes critérios e pode ter de esperar muito pela liberação da sua declaração. O mesmo vale para as retificações efetuadas após o prazo de entrega.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhe