IR 2007: consulta ao penúltimo lote deve ser liberada até o fim da semana

Segundo o supervisor nacional do IR, processamento do lote está sendo concluído e não há data definida para a liberação

Por  Ana Paula Ribeiro -

SÃO PAULO – A Receita Federal deve liberar até o final desta semana a consulta ao sexto e penúltimo lote do Imposto de Renda 2007 (ano-base 2006). A informação foi divulgada pelo supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, que, no entanto, não definiu a data exata em que o lote poderá ser consultado, já que o processamento ainda está sendo concluído.

De qualquer maneira, Adir descartou a possibilidade de a liberação à consulta ser antecipada, como ocorreu no lote passado, já que, segundo ele, daquela vez a informática havia se adiantado, ocasionando desencontro de informações.

Assim que forem liberadas, as consultas ao lote estarão disponíveis pela internet (www.receita.fazenda.gov.br) ou pelo Receitafone (0300 789 0300). Os contribuintes com imposto a restituir poderão sacar o dinheiro a partir do dia 16 de novembro.

Depósito em conta

Quem não informou a conta-corrente para crédito da restituição poderá ir a uma agência do Banco do Brasil e pedir a transferência do dinheiro para qualquer banco em que seja correntista.

A restituição ficará disponível no banco pelo prazo de um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse tempo, deverá requerê-lo com o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, disponível na internet.

Quinto lote

De acordo com os dados da Receita, no lote anterior, foi liberado um total de R$ 1,4 bilhão em restituições para 1,559 milhão de pessoas com direito a receber.

Outras 81.114 pessoas tiveram saldo de imposto a pagar, correspondendo a R$ 65,564 milhões. A Receita apurou ainda que 40.436 contribuintes não tiveram nem imposto a pagar nem a receber.

Compartilhe