IR 2007: consulta ao 2º lote deve ser aberta entre sexta e segunda-feira

Segundo o supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, Receita aguarda o processamento dos dados para definir a data correta

Por  Patricia Alves -

SÃO PAULO – A Receita Federal deve abrir consulta ao 2º lote de restituições do IR 2007 nos próximos dias.

De acordo com o supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, o órgão trabalha com datas prováveis e está aguardando o processamento dos dados para definir se a consulta será liberada na sexta-feira (06) ou na segunda-feira (09). “O feriado em São Paulo (na segunda-feira) não deve interferir no calendário de divulgação”, confirmou Adir.

Depósito em conta

O dinheiro será depositado nas contas dos contribuintes no dia 16 de julho.

Quem não informou a conta-corrente para crédito da restituição poderá ir a uma agência do Banco do Brasil e pedir a transferência do dinheiro para qualquer banco em que seja correntista.

A restituição ficará disponível no banco pelo prazo de um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse tempo, deverá requerê-lo com o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, disponível na internet.

Calendário

Confira o calendário das próximas liberações:

IR 2007Data
2º lote16/07/2007
3º lote15/08/2007
4º lote17/09/2007
5º lote15/10/2007
6º lote16/11/2007
7º lote17/12/2007

Malha fina

Não ser incluído nesses lotes significa que o contribuinte foi retido na malha fina. Neste caso, o prazo de liberação da declaração é de até cinco anos, contados a partir do ano seguinte da entrega da declaração.

Existem muitas razões pelas quais as declarações são retidas na malha fina, mas, na maioria dos casos, isso acontece devido a erros de informação ou inconsistência de dados, como aqueles apresentados pela fonte pagadora. Quem perceber que cometeu um erro pode agilizar a liberação, entregando uma declaração retificadora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais rigorosa na fiscalização e no cruzamento de dados, a Receita Federal tem retido um número cada vez maior de contribuintes na malha fina.

Compartilhe