IR 2007: cerca de 5 milhões têm até segunda-feira para declarar

Prazo de envio pela internet termina às 20h de segunda-feira. Formulários e disquetes seguem horários de bancos e correios

Por  Patricia Alves -

SÃO PAULO – A praticamente três dias para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2007, a Receita Federal recebeu, até as 18 horas desta sexta-feira (27), 18,5 milhões de declarações.

O número, que representa 78,7% do total esperado pela Receita este ano, mostra que 5 milhões de contribuintes vão correr contra o tempo nos próximos dias para cumprir com a obrigação fiscal.

Estimativas

Espera-se que, até o dia 30 de abril (final do prazo), cerca de 23,5 milhões de pessoas façam sua declaração pelo site (www.receita.fazenda.gov.br), por disquete ou por meio de formulários, nas agências dos Correios, número quase 7% superior aos 22 milhões entregues no ano passado.

De acordo com o supervisor nacional da Receita Federal, Joaquim Adir, em 2006 os contribuintes tiveram dois dias a menos para declarar, já que o prazo terminou em 28 de abril. Segundo ele, esses dois dias farão a diferença e o número estimado deverá ser alcançado. “Mas é bom não deixar para a última hora”, aconselha Adir.

Atraso custa caro

A Receita receberá as declarações até as 20h* da segunda-feira (30), sendo que documentos enviados a partir de 20h01 já serão considerados com atraso e terão incidência de multa.

A multa mínima para quem perder o prazo é de R$ 165,74, podendo chegar a até 20% do imposto devido.

* Vale lembrar que esse horário se refere às declarações entregues pela Internet ou pelo sistema on-line. Quem optar por disquetes ou formulários deve seguir os horários dos bancos (10h às 16h) ou Correios (varia de agência para agência e pode até ultrapassar as 20h).

Compartilhe