IPCA supera expectativas e mostra alta de 0,52% na inflação em julho

Para o acumulado em 12 meses, a expectativa da mediana dos analistas era de em torno de 8,66% de inflação

Publicidade

SÃO PAULO – O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) avançou 0,52% em julho, frente à alta de 0,35% no período anterior, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (10). No mesmo período do ano passado, o indicador registrou avanço de 0,62%. Em 12 meses, o avanço da inflação foi de 8,74% contra os 8,84% registrados no período anterior. A mediana das expectativas dos economistas projetava avanço de 0,45% no período analisado. Para o acumulado em 12 meses, a expectativa da mediana dos analistas era de um avanço nos preços em torno de 8,66%.

Com alta de 8,79% no acumulado do ano, os preços dos alimentos tiveram uma alta de 1,32% no último mês e foram os principais responsáveis pela alta do IPCA, pressionando o resultado em 0,34 pontos percentuais. Nessa categoria, ganharam destaque as altas nos preços do feijão nos tipos preto (+41,59%), carioca (32,42%), mulatinho (18.89%) e fradinho (+14,72%), além do leite longa vida (+17,58%) e do fubá de milho (+7,11%).

Além dos alimentos, que passaram de 0,71% em junho para 1,32% em julho, outros três grupos mostraram aceleração na taxa de crescimento de um mês para o outro: Despesas Pessoais (de 0,35% para 0,70%), Artigos de Residência (de 0,26% para 0,53%) e Transportes (de -0,53% para 0,40%).

Continua depois da publicidade

Dentre os índices regionais, o maior foi o de Goiânia, com 1,03%, sob pressão da alta de 2,69% dos alimentos comprados para consumo em casa, que ficou acima da média nacional (2,04%), além da taxa de água e esgoto (8,79%), com reajuste de 9,10% a partir de primeiro de julho. O menor índice foi o de Curitiba, com 0,04%, sob influência da queda de 11,58% no item energia elétrica, que refletiu a redução de 13,83% nas tarifas em vigor a partir de 24 de junho.

Tópicos relacionados

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.