Publicidade
SÃO PAULO – O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor – Amplo) de novembro registrou inflação de 0,31%, abaixo das expectativas do mercado e do 0,33% registrado no mês anterior.
Em novembro de 2005, o índice registrou alta de 0,55% nos preços. Na apuração deste ano, a variação do IPCA ficou 0,05 ponto percentual abaixo da projetada pelo relatório Focus desta semana, que era de 0,36%.
O índice foi divulgado na manhã desta sexta-feira (08) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Continua depois da publicidade
Acumulado do ano
No acumulado de 2006, o IPCA registra inflação de 2,65%, bem abaixo da variação verificada em igual período de 2005 (+5,31%).
Já nos últimos doze meses, o indicador acumula alta de 3,02%, percentual inferior ao registrado nos doze meses imediatamente anteriores (+3,26%). Para o ano, o mercado projeta uma variação de 3,15%. O centro da meta do Banco Central é de 4,5%.
Principais responsáveis e destaque regional
A desaceleração da taxa em novembro é atribuída, principalmente, à deflação apresentada no período pelos ítens energia elétrica (-0,57%) e remédios (-0,17%).
Vale destacar que, em novembro, os produtos alimentícios registraram alta de 1,05% em seus preços, respondendo por 0,21 ponto percentual de contribuição nesta apuração do IPCA.
Na análise regional, dentre as capitais analisadas, o destaque de desaceleração na alta dos preços ficou com Porto Alegre, de 0,31% para 0,13% na passagem mensal.
Mais sobre o índice
O IPCA se refere às famílias com rendimento monetário de 01 a 40 salários-mínimos e seus dados são coletados nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e Goiânia.
Continua depois da publicidade
Os preços para cálculo foram coletados no período de 28 de outubro a 28 de novembro e comparados com os vigentes entre 27 de setembro a 27 de outubro.