IPCA, CPI da Covid, dados da China e emprego nos EUA: o que acompanhar nesta semana

Tudo que o investidor precisa saber antes de operar na semana

Rodrigo Tolotti

(John Lambeth/Pexels)

Publicidade

SÃO PAULO – Após novos recordes do Ibovespa e com o dólar em suas mínimas de 2021, o clima de bom humor no mercado agora depende de novas confirmações de indicadores, com alguns dados já programados para esta semana.

No campo doméstico, atenção especial na quarta-feira (9) para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de maio, que deve seguir em alta, puxado principalmente pelos preços de combustíveis e da energia elétrica. Segundo a equipe do Bradesco, a inflação deve ter alta de 0,72% no mês, ante avanço de 0,31% em abril.

Além disso, os investidores acompanham de perto as divulgações da PMC (Pesquisa Mensal do Comérico) e da PMS (Pesquisa Mensal de Serviços) de abril, com projeção de recuperação em ambos os indicadores por conta do aumento da mobilidade conforme a vacinação avança no país.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Do lado político, seguem as atenções voltadas para a CPI da Pandemia, com o retorno do atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga na terça. No dia seguinte é a vez de Élcio Franco, ex-secretário-executivo da Saúde, e Wilson Lima, governador do Amazonas na quinta.

Agora a comissão também passa a contar com depoimentos às sextas, com a participação nesta semana de Cláudio Maierovich, médico sanitarista e ex-presidente da Anvisa e da Fiocruz.

Destaque também para o debate sobre a Medida Provisória que visa privatizar a Eletrobras (ELET3; ELET6) após a escolha de Marcos Rogério (DEM-RO) como relator. Segundo a XP Política, o senador era tido como a melhor opção pelo Planalto e já teve reuniões com integrantes do governo sobre o tema. A estratégia é evitar alterações que possam comprometer a aprovação da MP, cuja validade expira no dia 22 deste mês. Expectativa entre os governistas é que o texto seja votado nesta semana ainda, disse a XP.

Continua depois da publicidade

No campo corporativo, ocorre na quinta-feira (10) as assembleias da B2W (BTOW3) e Lojas Americanas (LAME4) para tratar da combinação dos negócios das duas companhias.

Além disso, a Raízen Combustíveis se preparar para protocolar o pedido de registro de oferta pública de ações preferenciais na CVM nos próximos dias, segundo comunicado da própria companhia. A empresa pretende negociar as ações no Nível 2 de governança da B3.

Agenda internacional

O calendário no exterior é bastante movimento nesses próximos dias. Ainda nesta noite, a China divulga a balança comercial de maio, que segundo dados compilados pela Refinitiv deve ter superávit de US$ 50,50 bilhões, contra resultado positivo de US$ 42,86 bilhões no mês anterior.

Segundo a equipe do Bradesco, esses dados de importações e exportações chinesas podem “ajudar a calibrar as projeções para o ritmo de crescimento do país, que vem surpreendendo positivamente”. A semana ainda contará com dados de inflação ao consumidor e produtor do país.

Na Europa, na terça será divulgado o PIB (Produto Interno Bruto) do primeiro trimestre da região, que segundo dados da Refinitiv deve manter a mesma queda de 0,6% apresentada no período anterior.

Já na quinta é a vez da decisão de política monetária do BCE (Banco Central Europeu), que deve trazer uma leitura mais positiva da atividade econômica, mas com a inflação em patamar confortável, de acordo com o Bradesco.

Por fim, nos Estados Unidos, na terça-feira o destaque fica para os dados de emprego do relatório JOLTS, que mostra os números de abertura de novas vagas de trabalho. Este é um documento bastante acompanhado pelos analistas para entender como está a dinâmica da maior economia do mundo, em especial no cenário atual de recuperação da crise.

E já na quinta-feira as atenções se voltam pra os dados de inflação medido pelo CPI (Índice de Preços ao Consumidor, na sigla em inglês). Analistas consultados pela Refinitiv projetam que o indicador deve ter uma alta de 0,4% na variação mensal, ante 0,8% no mês anterior, ao passo que o dado acumulado de 12 meses deve ir para 4,6%, contra 4,2% antes.

Em curso gratuito de Opções, professor Su Chong Wei ensina método para ter ganhos recorrentes na bolsa. Inscreva-se já.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.