Publicidade
SÃO PAULO – O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), medida oficial da inflação doméstica, registrou alta de 0,28% no mês passado, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (11) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O índice apurou taxa 0,04 ponto percentual superior à medição do mês de setembro (+0,24%). Em 12 meses, a alta foi de 3,50%, inferior à observada nos doze meses anteriores (5,23%). Em outubro de 2008, o índice apontou inflação de 0,45%.
Quanto às expectativas do mercado, o desempenho do décimo mês ficou em linha com o esperado, como mostram os números do último relatório Focus. Segundo a consulta, a mediana das estimativas dava conta de inflação de 0,29%.
Combustíveis mais caros
De acordo com o IBGE, de setembro para outubro, a maior contribuição para a alta do índice ficou por conta dos combustíveis. No período, o preço do álcool variou positivamente em 10,61%, enquanto o preço da gasolina apresentou alta de 1,06%.
A análise regional trouxe destaque para Curitiba, que foi a região metropolitana que apontou a maior taxa de inflação mensal, com variação positiva de 0,50%. Goiânia ficou na outra ponta ao registrar deflação de 0,03%.
| Maiores variações em outubro | % | Menores variações em outubro | % |
| Curitiba | +0,50% | Goiânia | -0,03% |
| Belém | +0,48% | Salvador | +0,10% |
| Rio de Janeiro | +0,39% | Porto Alegre | +0,14% |
Mais sobre o índice
O IPCA se refere às famílias com rendimento monetário de 1 a 40 salários-mínimos e seus dados são coletados nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e Goiânia.
Continua depois da publicidade
Os preços para cálculo foram coletados no período de 29 de setembro a 28 de outubro e comparados com os vigentes entre 29 de agosto a 28 de setembro.