IPCA-15 e CAGED no Brasil e PMI na China: o que acompanhar na última semana do ano

Tudo o que o investidor precisa saber antes de operar na semana

Camille Bocanegra

Publicidade

Nos últimos dias, a agenda foi marcada pela divulgação da Ata do Comitê de Política Monetária (Copom) e pelos dados do IBC-Br por aqui.

Na próxima semana, mais curta pelo feriado do Natal, dia 25, e a última de 2023 os principais dados divulgados serão o IPCA-15 e o CAGED, com números da criação formal de vagas, ambos na quinta-feira. Para o IPCA-15, a expectativa do mercado é de avanço de 0,29% na comparação mensal. O Bradesco estima alta de 0,24%, com bens industrial e serviços em trajetória de desaceleração.

“Esperamos que a inflação desacelere para 0,27% (de 0,33% em novembro), com os bens industriais registrando alguma deflação devido aos descontos da Black Friday. Vale ressaltar que a taxa anual provavelmente cairá para 4,6%, ante 4,8% em novembro”, considera a equipe econômica do Itaú.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Já para o CAGED, as projeções do Bradesco sugerem a criação de 160 mil empregos formais, pouco acima das expectativas do Itaú. A estimativa da equipe chefiada pelo economista Mario Mesquita é de 184 mil empregos formais, ante 190 mil em outubro. Com ajuste sazonal, a criação será de 140 mil, com discreta alta na comparação mensal, que trouxe 139 mil novas vagas.

“Esperamos a confirmação de um mercado de trabalho aquecido, com foco nas aberturas de rendimentos, que mostraram aceleração nas últimas divulgações e estão sendo acompanhadas de perto também pelo Banco Central”, comenta o Bradesco.

Antes disso, na terça-feira, serão apresentados os semanais IPC-S da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o relatório Focus, juntamente com os dados de dezembro da sondagem da construção e do Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M), ambos pela FGV, e a balança comercial pela Secex.

Continua depois da publicidade

No dia seguinte, serão apresentados a sondagem da indústria de dezembro, pela FGV, o relatório mensal de dívida pública federal de novembro, pelo Tesouro, e o fluxo cambial, pelo Banco Central. 

O dia mais movimentado da semana será a quinta-feira, com diversos números apresentados pela FGV, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e pelo Tesouro. A quinta começa com a apresentação da sondagem do comércio e de serviços, ambos de dezembro, pela FGV. A fundação também divulgará o IGP-M, com expectativa de alta de 0,60 na projeção do mercado para a comparação mensal.

No mesmo dia, o Tesouro apresentará o resultado primário do Governo Central de novembro, com expectativa de queda de R$ 40 bilhões pelo Bradesco.  Fechando a semana, na sexta, o IBGE divulgará a PNAD Contínua de novembro, com projeção de alta de 7,6% enquanto a FGV tornará conhecido o indicador de incerteza da Economia, com dados de dezembro.

Com o Congresso em recesso legislativo até dia 1º de fevereiro, houve esforço para avançar na agenda política. Assim, houve a aprovação da reforma tributária do ICMS (PEC 45), o Projeto de Subvenção e a tributação de investimentos offshore e fundos exclusivos.

Agora, as atenções se voltam para elaboração de projetos de lei complementares para definição de diretrizes específicas do projeto, assim como as discussões sobre a segunda parte da reforma tributária, com foco na renda, no primeiro semestre de 2024. Na visão do Itaú, na agenda fiscal, a administração conseguiu concluir o núcleo de medidas fiscais pretendidas.

PMI na China e vendas no varejo da Alemanha 

A agenda para semana que vem fica ainda mais esvaziada no exterior, praticamente sem a divulgação de indicadores nos últimos dias de 2023.

Na terça-feira, os EUA conhecerão os dados do Federal Reserve do índice de atividade nacional (CFNAI) referentes à novembro, enquanto o Fed Filadélfia apresentará o índice de atividade.

Na quinta-feira, já tradicionalmente serão apresentados os dados semanais de pedidos de auxílio desemprego.

No exterior, a semana será igualmente tranquila, com apresentação dos PMI Composto e PMI Industrial (Caixin), ambos de dezembro, da China, e os dados de venda no varejo de novembro, da Alemanha.